Fora do meio ambiente: Fartura recolhe 4,5 toneladas de embalagens de agrotóxicos

Ação foi considerada sucesso pela Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente; ao todo, 123 produtores do município participaram da Campanha

A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu e considerou sucesso a 6ª Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, realizada na última quarta-feira, 28 de julho. A devolução é obrigatória por lei para que os agricultores possam efetuar novas compras dos defensivos agrícolas, também conhecidos popularmente como agrotóxicos.

De acordo com a Coordenadoria, 123 produtores do município participaram da Campanha. Os profissionais levaram o talão de notas para controlar as compras do material. Foram arrecadadas mais de 4,5 toneladas de embalagens vazias.

A ação contou com a parceria da Coordenadoria de Saúde, que promoveu aferição de pressão arterial, orientações sobre hipertensão, diabetes e Covid-19. A educadora ambiental, Isabela Mendes, da Coopera Fartura, também participou do evento.

“A campanha, desenvolvida em Fartura, tinha o objetivo de preservar o meio ambiente, evitar a poluição pelo descarte inadequado destas embalagens no solo ou em rios, além de preservar a matéria-prima vinda das embalagens”, explica a engenheira ambiental da Prefeitura, Nanubia Barreto. “A proposta tem, ainda, a meta de trazer saúde e orientação ao produtor rural”, salienta.

Colaboraram com o evento os comerciantes de defensivos agrícolas: Cooperativa Agroindustrial (Capal), a Comercial Agrícola Vila Velha, a empresa de fertilizantes CropFerti e Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiesp), por meio da supervisora Geniane Isabel Nunes.

O idealizador da Campanha, ex-vereador, João Carlos Rizzo, agradeceu a todos os produtores rurais de Fartura que estiveram presentes. “Se algum produtor deixou de fazer a devolução, haverá novas ações no município”, informou.

A Pasta reforça que foram seguidos todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação pela Covid-19.

Notícias relacionadas