GCM de Itararé recebe três veículos da Receita Federal

vei01bernarda1cartaz_01

E mais: Município receberá o espetáculo de dança contemporânea As Filhas de Bernarda; Cinema: Anfiteatro Sylvio Machado exibirá o Primeiro Assalto ao Trem Pagador; Futsal masculino participa de rodadas do Jogos da Juventude; Basquete infanto-juvenil derrota Itaberá; Equipes de voleibol marcam presença na Liga Sorocabana, e Prefeita esteve presente na Audiência Pública do Ministério da Saúde 

 

Guarda Municipal recebe três veículos da Receita Federal

vei01

Eles serão caraceterizados e regularizados para serem incorporados na frota  – A prefeita Cristina Ghizzi esteve na manhã dessa quarta-feira, dia 24, na sede da Guarda Civil Municipal de Itararé. O motivo da visita foi o recebimento de três veículos que serão incorporados na frota da GCM para a realização de patrulhas no município.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Gustavo Jansson, esses carros foram doados pela Receita Federal. “São automóveis apreendidos pela fiscalização e sobre os quais foi aplicada a penalidade de perdimento em favor da União”, explicou. Jansson informa que está sendo realizada a regularização da documentação de cada veículo e que assim que tudo estiver em ordem, os mesmos serão colocados nas ruas. “Está sendo feita toda a parte de mecânica e também de caracterização dessas futuras viaturas. Cada uma será dotado de giroflex, doados pela Polícia Rodoviária Federal”, destacou.

Para Cristina, esse é mais um avanço para a segurança da população. “Com o aumento do efetivo da GCM, esses veículos auxiliarão no patrulhamento geral do município”, completou a prefeita.

Itararé receberá o espetáculo de dança contemporânea As Filhas de Bernarda

bernarda1

Para marcar a estreia da cidade no Circuito Cultural Paulista, Itararé recebe o espetáculo de dança contemporânea "As Filhas de Bernarda", do Núcleo Mercearia de Ideias. O grupo, dirigido pelo bailarino e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, já foi premiado com o Proac, da Secretaria de Estado da Cultura, e o Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2010, o espetáculo foi aplaudido em pé como representante do Brasil no encerramento do Festival Internacional In Vitro de Danza Contemporánea no Auditório Branco da Universidad Estatal de Cuenca, no Equador. 

A apresentação é livremente inspirada pela peça "A Casa de Bernarda Alba", do dramaturgo espanhol Federico García Lorca, fuzilado em Granada pelas tropas do general Franco na Guerra Civil Espanhola em agosto de 1936. Abertamente socialista e homossexual, García Lorca representa na sua última peça escrita o ambiente privado controlado pela matriarca Bernarda Alba, viúva que decreta luto de 8 anos pela morte de seu segundo marido. Dominadora, a mãe de Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela condena as próprias filhas à reclusão no interior das paredes frias da casa e desencadeia assim uma série de conflitos.

Estrelada pela primeira vez apenas 1945, em Buenos Aires, a obra de Federico García Lorca foi censurada na Espanha durante quase toda a ditadura franquista. Silenciado durante a vida e mesmo após a morte, a obra do poeta e dramaturgo espanhol ganha cada vez reconhecimento nos circuitos culturais do mundo todo.

O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, executado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé.

A distribuição dos ingressos acontecerá na Coordenadoria de Cultura, Rua XV de Novembro, a partir do dia 13, das 8h às 17h.
Espetáculo: As Filhas de Bernarda

Linguagem: Dança
Grupo: Núcleo Mercearia de Ideias
Local: Anfiteatro Sylvio Machado (Rua XV de Novembro, 56)
Data: 18 de maio às 20h
Ingressos: gratuitos
 
Maiores informações pelo telefone (15) 3532-8000 r. 8077 ou 8076 e pelo endereço eletrônico cultura@itarare.sp.gov.br
 
 

Cinema: Anfiteatro Sylvio Machado exibirá o Primeiro Assalto ao Trem Pagador

cartaz_01

No dia 09 de maio, quinta-feira, o anfiteatro Sylvio Machado exibirá gratuitamente o filme "Primeiro Assalto ao Trem Pagador", do cineasta Ernoy Mattiello.
 
Lançado em fevereiro de 2013, o docudrama retrata uma saga que começa em 1887, quando o governo imperial solicita o projeto de uma ferrovia de interligação entre Itararé e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 1908, a administração da obra é transferida para Brazil Railway Company, que a entrega para diversos empreiteiros locais. Entre os empreiteiros está José Antonio de Oliveira, conhecido como Zeca Vacariano.

Em outubro de 1909, impossibilitado de pagar os funcionários da obra, Vacariano fez escola ao executar o primeiro assalto a trens pagadores da história. No km 152 da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, foram levados pelos seus homens 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis), montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado, considerada a maior quantia já levada em um assalto no mundo.
 
Durante o evento, haverá posto de arrecadação da Campanha do Agasalho pelo Fundo Social de Solidariedade.
 
Data: 09/05
Sessão: 20h
Local: Anfiteatro Sylvio Machado (Rua XV de Novembro, 56)
Entrada: livre
Realização: Prefeitura Municipal de Itararé

Futsal masculino participa de rodadas do Jogos da Juventude

 
No último sábado, dia 20, em jogo válido pelos Jogos da Juventude, a equipe de futsal masculino de Itararé foi até Bom Sucesso e num jogo disputadíssimo contra a equipe da casa e obteve o resultado de 2 a 2.

No dia seguinte, o Elefante Branco recebeu os times de Itararé e Taquarivaí. Nesse jogo, os atletas itarareenses não conseguiram apresentar o mesmo ritmo de jogo, destaque no dia anterior e, Itararé acabou não conseguindo a vitória, sendo derrotados por um placar de 7 a 5.
 

Basquete infanto-juvenil derrota Itaberá

O ginásio Antonio Pelissari, na Vila Santa Terezinha, sediou a partida de basquete masculino entre Itararé e Itaberá, no dia 21.

A equipe infanto-juvenil de basquete obteve uma bela vitória sobre Itaberá, com placar de 40 a 25 pontos. A equipe de Itararé é de responsabilidade dos instrutores João Luis Ribeiro Dos Santos e Marcelo Foohs Becker.

Equipes de voleibol marcam presença na Liga Sorocabana

Volei 
A competição anual Liga Sorocabana de Voleibol aconteceu no último fim de semana, dias 20 e 21 de abril, nas cidades de Botucatu e Itapetininga.

De acordo com a Coordenadoria de Esportes de Itararé, o município participa da disputa em três categorias: Terceira Idade Feminino, Adulto Masculino e Infantil Feminino.

De acordo com a coordenadora de Esportes, Janaína Oliveira, os quilômetros rodados foram o que menos importaram, pois as equipes de Itararé entraram em quadra dispostas a honrar o município. “Conseguimos nada mais, nada menos que três vitórias, com 9 sets ganhos e apenas 1 perdido”, destacou.

Os resultados obtidos nos jogos foram:
. Infantil Feminino: Botucatu 0 x 3 Itararé.
. Infantil Feminino: Itapetininga 0 x 3 Itararé.

“Parabéns a todos os atletas que estiveram presentes nesses eventos e a comissão técnica que vem desenvolvendo um belo trabalho”, finalizou Janaína

Prefeita esteve presente na Audiência Pública do Ministério da Saúde

audisp02

A prefeita Cristina Ghizzi e a secretária de Saúde, Juliana Tagliatela, estiveram no último dia 18, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A ocasião foi marcada pela Audiência Pública do Ministério da Saúde.

Aproximadamente 1.000 pessoas ocuparam o auditório do Plenário Juscelino Kubitschek, para acompanharem a explanação do ministro Eduardo Padilha. A audiência foi convocada pelo presidente da comissão de Saúde, deputado estadual Marcos Martins (PT). O objetivo da presença do ministro foi apresentar resultados de políticas públicas e discutir o andamento da gestão, o desenvolvimento de ações, programas e metas da pasta.

Na ocasião, Tagliatela entregou para o ministro pedidos de atenção especial na aprovação do projeto de construção para um novo Posto de Saúde na Vila Osório e a reforma da UBS do bairro Velho.

(Da Assessoria de imprensa da P.M.I)

Notícias relacionadas