Governo Federal entrega motoniveladoras a 61 municípios paulistas

Entrega_motoniveladoras

Desta região, prefeitos de Itaporanga, Barão de Antonina, Riversul, Coronel Macedo, Taquarituba, Itaí, Taguai, Itararé, Itaberá, Taquarivai, Paranapanema e Itatinga estiveram presente. Nesta segunda-feira(16), prefeitos de 61 municípios paulistas compareceram à cidade de Campina do Monte Alegre para receberem do Governo Federal, motoniveladoras, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A aquisição dos equipamentos foi efetivada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que investiu mais de  R$ 27 milhões para garantir o repasse, gratuito, dos maquinários às prefeituras. A cerimônia de distribuição das máquinas ocorrereu às 11h.

Segundo o ministério, não foi possível colocar no local  todas as 61 motoniveladoras previstas nessa entrega, e com isso, algumas cidades voltaram sem o maquinário. Mas o MDA informou aos prefeitos que até sexta-feira(20), eles as receberão em seus próprios municípios. 

De acordo com o ministério, as motoniveladoras complementaram o trabalho de reestruturação das estradas vicinais, processo já iniciado pelas retroescavadeiras, também doadas pelo PAC 2. A iniciativa atende uma população rural que ultrapassa os 267 mil habitantes. Nesse conjunto, estão aproximadamente 20 mil famílias de agricultores, que devem ser atendidas pelas melhorias das máquinas.
 
Um dos 61 municípios beneficiados com a ação do Governo Federal é o de Itararé. A prefeita Cristina Ghizzi acredita que a primeira motoniveladora do município oferecerá um suporte fundamental à comercialização dos produtos da agricultura familiar.
 
“O município tem mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais e temos tido grande dificuldade para manter essas estradas, especialmente, porque nossa frota de equipamentos estava totalmente sucateada. Por isso, entendemos essa entrega como sendo algo fundamental. Uma vez que esses alimentos vão chegar às escolas, eles precisam que as estradas estejam cada vez melhores e isso vem colaborar em muito com a gente”, afirma a prefeita, ao se referir aos produtos da agricultura familiar adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
 
Outros 931 equipamentos do PAC 2 serão doados para os municípios de São Paulo, até o primeiro semestre de 2014. As entregas previstas incluem a distribuição de 410 motoniveladoras e 521 caminhões-caçamba. As 521 retroescavadeiras destinadas ao estado já foram entregues. A finalização ocorreu no último mês de novembro. (Com a assessoria de imprensa do MDA)

 
Confira os municípios beneficiados com as motoniveladoras
Alambari, Angatuba, Apiai, Araçoiaba da Serra, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bofete, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Cajati, Campina do Monte Alegre, Cananeia, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Coronel Macedo, Eldorado, Guapiara, Guareí, Iguapé, Ilha Comprida, Iperó, Iporanga, Itabera, Itaí, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Itariri, Itatinga, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Nova Campina, Paranapanema, Pardinho, Pariquera-açu, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto de Pirapora, São Lourenço da Serra, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Sete Barras, Taguaí, Tapirai, Taquarituba, Taquarivai e Torre de Pedra

Notícias relacionadas