Gratuito: IFSP Avaré passa a oferecer curso superior de Tecnologia em Gastronomia

O Câmpus Avaré do IFSP passa a oferecer, neste primeiro semestre de 2018, o curso superior gratuito de Tecnologia em Gastronomia. O primeiro curso na área gratuito oferecido no estado de São Paulo tem como processo de seleção o Sisu, Sistema de Seleção Unificado, com inscrição entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

A cidade de Avaré conta com potencial turístico garantido pelas belezas naturais e recursos hídricos da Represa Jurumirim e seus atrativos e, consequentemente, com uma rede hoteleira que atende, além de turistas, a eventos corporativos e empresariais. Essas características geram demanda para o setor de alimentos e bebidas da região.

O curso visa a formar profissionais para atender a essa demanda e também à crescente busca de qualificação no setor, resultado da popularização da gastronomia, da valorização dos profissionais da cozinha e da preocupação com a alimentação.

O curso tem a duração de dois anos (quatro semestres), com carga horária total de 1.600 horas. Serão oferecidas, para o primeiro semestre de 2018, 40 vagas para o curso no período matutino.

No IFSP, o aluno desenvolverá habilidades e competências empreendedoras, técnicas e de responsabilidade socioambiental nas diversas áreas da Gastronomia. “O profissional da gastronomia deve estar aberto às múltiplas facetas da profissão, que vão além das técnicas de cozinha. Ao longo de sua formação, o gastrônomo deve familiarizar-se com gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, além de ter alguma noção de legislação relacionada à indústria alimentícia”, explica o coordenador do curso, Paulo Renato de Paula Frederico.

Entre as disciplinas ministradas durante o curso estão: Hospitalidade e Qualidade nos serviços, segurança do trabalho, controle higiênico sanitário dos alimentos, história da Gastronomia, introdução à Nutrição, plano de negócios em alimentos e bebidas, gestão das relações humanas, cozinha brasileira, organização de eventos, confeitaria, cozinha clássica e europeia, cozinha asiática, cozinha contemporânea e de criação, estudos das bebidas e enologia, elaboração de cardápio e panificação. Ou seja, “o curso conta com disciplinas práticas. O aluno realmente colocará a mão a mão na massa e aprenderá técnicas para cozinhar”, relata professor Paulo.

O egresso do curso de Tecnologia em Gastronomia deve ser capaz de gerenciar cozinhas em geral, padarias, confeitarias e todas as empresas da área de alimentos e bebidas. Deve planejar, organizar e programar eventos do setor gastronômico e observar e cumprir as normas de higiene pessoal, ambiental, dos alimentos, equipamentos e utensílios na manipulação dos alimentos. Conheça o projeto pedagógico do curso em http://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/tecnologia_gastronomia/PPC_AVR_Gastronomia_po%CC%81s%20CONEN.pdf

IFSP oferece 5.000 vagas para cursos superiores

Além das 40 vagas para o curso de Tecnologia em Gastronomia, o IFSP oferece no Câmpus Avaré os cursos de Tecnologia em Agronegócio, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras (Português e Espanhol) e Engenharia de Biossistemas, totalizando 200 vagas para o primeiro semestre de 2018.

Em todo o IFSP são oferecidas 5.000 vagas em 32 câmpus: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.

Os cursos e o número de vagas para cada câmpus podem ser consultados no Edital nº 909/2017, disponível no link https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/Sisu1sem2018/EDITAL-N.-909_SISU_2017_1SEM2018.pdf.

Para concorrer a uma das 5.000 vagas, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e ter obtido nota na redação diferente de zero. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Datas do Sisu

Período de inscrições: 29/01 a 01/02
Resultado da chamada regular: 02/02
Prazo para participar da lista de espera: 02/02 a 07/02
Matrícula da chamada regular: 05/02 a 07/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino: de 09/02 a 30/04
Mais informações: sisu.mec.gov.br; ifsp.edu.br.

Sobre o IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Está presente em 36 câmpus presentes em 34 cidades paulistas com objetivo de oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis, a fim de contribuir para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento.

Hoje, cerca de 43 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos presenciais e a distância, nos cursos superiores, nos cursos de pós-graduação e na Formação Inicial e Continuada (FIC).

A educação profissional proporciona aos estudantes a entrada ou recolocação no mercado de trabalho logo no início dos cursos, o que provoca uma ascensão social na família do aluno, resultando num estímulo para a continuidade dos estudos.

Assim, os alunos trabalharão para o desenvolvimento da cultura, do empreendedorismo e cooperativismo, participando também do desenvolvimento socioeconômico da região de influência de cada câmpus, da pesquisa aplicada destinada à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as suas representações.

Saiba mais sobre o IFSP em www.ifsp.edu.br.

Notícias relacionadas