Gripe Suína: Unesp confirma um caso em Fartura

A Assessoria de Imprensa da FMB/Unesp-Botucatu, divulgou no final da tarde desta quarta-feira(1),  a confirmação que um dos pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas (HC), vinculado a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), está contaminado pelo vírus Influenza A (H1N1), a chamada "nova gripe". Trata-se de um homem de 31 anos, que mora em Fartura-SP e viajou recentemente para o Chile.

O paciente, que encontra-se em isolamento domiciliar, chegou a ficar internado por três dias na Enfermaria de Moléstias Infecciosas do HC, assim como outras nove pessoas atendidas pelo Hospital das Clínicas/FMB/Unesp nas últimas semanas e cujo resultado dos exames colhidos ainda é desconhecido.

De acordo com informações de fontes médicas, não há motivos para pânico, pois a taxa de mortalidade por essa gripe, é a mesma de outras gripes não tratadas, ou seja, algo em torno de 6 e 7%.

Explicando de forma simplificada, o vírus causador da doença é resultado da fusão de um vírus que antes só atacava porcos, com o da gripe que atinge os humanos, de forma que também se tornem vítimas da doença. O que não se sabe ainda é como esses dois vírus se fundiram.

O pesquisador australiano Adrian Gibbs suspeita que isso pode ter se dado em laboratório de maneira acidental. Se essa for a real origem da doença, pode ser um alerta para um cuidado ainda maior.A preocupação em descobrir de onde surgiu esse novo vírus é para que se torne mais fácil de encontrar uma solução para a possível pandemia.

No entanto, não há nenhuma evidência de que a gripe suína tenha surgido através de experimentação laboratorial. Inclusive, o próprio Gibbs admite que essa é apenas uma possibilidade entre muitas outras. O pesquisador diz que, ao mesmo tempo, isso possa ter sido um acidente na produção de alguma vacina, o vírus pode também ter sido tansmitido do porco, para um outro animal e, posteriormente, aos humanos. Mas, mesmo assim, pretende publicar a sua suspeita para que providências sejam tomadas a respeito. [Live Science]

 

 

 

 

Notícias relacionadas