HC de Botucatu é representado em Congresso Internacional de Qualidade em Coimbra (Portugal)

 

Trabalhos apresentados foram resultado das oficinas de gestão realizadas no Hospital – O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi representado no mês de outubro no Congresso Internacional “Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino”, realizado em Coimbra, Portugal.

Estiveram presentes a Profª. Drª Maria Justina D.B. Felippe e a aluna de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) Heloiza Thais Felippe Camargo, apresentando os trabalhos: Uso de Mapeamento de Processo como Instrumento de Identificação de Ferramentas de Gestão em Unidade de AVC de um Hospital Universitário e Análise de oficinas de gestão para implantação de Indicadores de Acidente de Trabalho: a perspectiva do graduando em enfermagem.

A diretora do Departamento de Auditoria do HCFMB Maria Justina Felippe explica sobre a apresentação dos trabalhos. “Tendo em vista o resultado das oficinas de gestão realizadas no HCFMB, os trabalhos mostraram metodologia semelhante à utilizada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, implantada e aplicada na avaliação dos processos do HCFMB pelo Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle, coordenados por mim, por Tatiane Biazon Rossi Benvenutto e Maria Zoé Turchiari de Mello”, diz.

As oficinas de gestão têm sido desenvolvidas desde o ano de 2013 em várias áreas do HCFMB. “Todo o processo assistencial do Hospital, desde a caracterização de sua infraestrutura, requisito legal, interface com fornecedores internos e externos, até a análise dos indicadores de estrutura, processo e resultado de cada área, é devidamente estudado por essas oficinas”, afirma Justina.

Outro trabalho apresentado no Congresso, a Análise de Oficinas de Gestão para Implantação de Indicadores de Acidente de Trabalho vem sendo estudada desde 2014. O trabalho está sendo utilizado na implantação de melhorias no atendimento prestado aos colaboradores do HCFMB, além do acompanhamento de indicadores com base em melhorias contínuas, principalmente na prevenção e controle de acidentes de trabalho pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HCFMB.

Justina ressalta que a participação no Congresso foi extremamente gratificante. “Saber que estamos aplicando metodologias semelhantes e reconhecidas internacionalmente é muito importante para a continuidade do trabalho desenvolvido no HCFMB. Apesar de características diferentes, as instituições avaliam e buscam melhoria contínua na qualidade de seus processos com benefícios aos pacientes e seus usuários. A preocupação com o futuro e a sustentabilidade na qualidade da assistência, ensino e pesquisa, e desafios enfrentados para se atingir tais objetivos ocorrem em todas áreas que se dedicam à assistência com qualidade”, finaliza. (Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação)

Notícias relacionadas