HCFMB: boletim Covid-19 informa 8 leitos de UTI 100% ocupados, mas trabalha rápido com recursos próprios para abertura de mais 8 leitos, chegando a 16, e posteriormente a mais 14, totalizando 30 para Covid

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta segunda, 4 de maio:

O HCFMB conta com um total de 54 leitos (incluindo as UTIs Adulto, Coronariana, Pediátrica e Neonatal). Destes, 6 foram destinados para o tratamento de pacientes com COVID-19 e mais 2 foram adicionados, totalizando 8 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com COVID-19, já que o HC foi reconhecido como hospital referência para os casos graves da doença. Estes leitos são quartos independentes e isolados, adaptados com normas rígidas de segurança, de acordo com os protocolos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para os próximos dias, o HC prepara a abertura de mais 8 leitos de UTI com recursos próprios (sem verba adicional do Governo do Estado), o que totalizará 16 leitos de UTI para o tratamento de pacientes com COVID-19.

Pensando no atendimento de futuros casos de COVID-19, o HCFMB tem espaço físico reservado para mais 14 leitos. No entanto, para que sejam disponibilizados, é necessário que o Estado envie respiradores e libere recursos financeiros para a contratação de recursos humanos.

Com isso, o HC trabalha para ter 30 leitos de UTI especificamente para pacientes com COVID-19. A liberação e abertura desses leitos será divulgada pelo HC assim que for definida.

Sendo assim, o HCFMB tem até a data de hoje 8 leitos de UTI para o tratamento de casos de COVID-19 e, a partir de hoje, passará a divulgar diariamente sua taxa de ocupação, conforme tabela abaixo. Por Vivian Abilio)

Notícias relacionadas