HCFMB inaugura A Parede da Gratidão

Mais do que dizer somente “obrigado”: gratidão é eternizar pessoas e momentos que fizeram a diferença. Na noite do dia 12, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inaugurou a Parede da Gratidão, um espaço criado para homenagear parceiros que têm contribuído de maneira relevante para a excelência do atendimento no Complexo HC.

Transmitido ao vivo pelas páginas do HCFMB no Facebook e no YouTube, o evento reuniu instituições e empresas que ajudaram o Hospital em diversas campanhas, além do combate à Covid-19. Abrindo o evento, um vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing (NCIM) do Hospital mostrou a importância deste sentimento tão nobre, que é a gratidão.

Ao todo, sete parceiros foram homenageados e tiveram seus nomes inscritos nesta primeira fase da Parede da Gratidão, com a presença remota de seus respectivos representantes: Banco BTG Pactual (Juliana de Paula, Diretora de Responsabilidade Social), Grupo Caio (Sílvio dos Santos, Gerente de Recursos Humanos), Embraer (Cláudio Negri, Diretor de Operações da Unidade de Botucatu), Fundação Vicky e Joseph Safra (Beatriz Galloni, Superintendente Executiva de Marketing e Comunicação), McDonald’s (Paulo Nogueira, franqueado das unidades de Botucatu), Rotary Club (Dr. José de Anchieta de Castro e Horta Junior, Governador Assistente da Área 2 do Distrito 4621) e Grupo Sempre Viva (apresentado presencialmente pelo seu criador e presidente, Dr. Éder Trezza).

O Presidente da Comissão de Captação de Recursos Externos do HCFMB, Augusto Albano, ressaltou a importância dos voluntários para o Complexo HC durante todo o ano mas, principalmente, em tempos de pandemia. “Tudo o que for dito aqui será pouco para agradecer àqueles que se sensibilizam e se mobilizam para fazer a diferença. Esta data marca apenas o início do reconhecimento da dedicação de cada um e a ideia é expandir o projeto para homenagear mais parceiros que não medem esforços para ajudar nosso HCFMB”.

Ex-supervisor do Hospital, Dr. Éder Trezza afirmou que o evento é um atestado da credibilidade do HCFMB não só em Botucatu, mas em toda a região. “Ninguém se dispõe a ajudar uma entidade que não fosse confiável e todo este trabalho que está sendo feito é por causa desta confiança que a população tem no Hospital. Em nome dos voluntários, é um orgulho para mim estar aqui neste evento”.

De forma remota, o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico-Hospitalar (Famesp) Antonio Rúgolo Júnior afirmou que este tempo de pandemia ensinou a sociedade a importância da solidariedade. “Sem a união de pessoas físicas, empresas e instituições para doações financeiras e de insumos, o enfrentamento da pandemia seria mais difícil. Não podemos deixar de lembrar também dos profissionais de Saúde, que se dedicam na linha de frente cuidando dos pacientes. Quero parabenizar a todos pela iniciativa deste evento, pois temos que reconhecer o trabalho que tem sido feito até agora”.

A Diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Prof.ª Associada Maria Cristina Pereira Lima, utilizou os três níveis da gratidão, citados por Santo Tomás de Aquino, para ilustrar a sua fala. “Existe o reconhecimento quase que protocolar, um nível intermediário (representado, por exemplo, em dar a alguém um presente em agradecimento) e o nível mais profundo de todos, em que a única forma de agradecer é dar a própria vida. Assim, quero agradecer a todos os parceiros, no sentido mais profundo da palavra ‘obrigado’, pelas doações que fizeram e vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas”.

Já Dr. André Balbi, Superintendente do HCFMB, agradeceu a todos os parceiros que mudaram a história do Hospital a partir de suas doações. “Durante a nossa gestão, resolvemos metaforicamente ‘quebrar os muros’ que envolviam o Hospital, realizando uma gestão compartilhada com a sociedade de Botucatu e da região. Quando pensamos em parede, poderíamos ter a ideia de separação ou de opressão, mas esta Parede da Gratidão mostra justamente o contrário: significa proteção, amparo, apoio. Para nós, todos os homenageados de hoje e os que ainda estarão aqui são o nosso amparo nas horas mais difíceis e, por isso, praticamos este ato importante de reconhecimento”, finaliza.

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments