HCFMB, Prefeitura e Unesp Botucatu anunciam convênio para realizar 20 mil testes de COVID-19

Botucatu, 30/03/20 – O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estabeleceu hoje em uma reunião com a Prefeitura Municipal, com a Unesp Botucatu e empresas da iniciativa privada um convênio que visa a ampliação dos testes de COVID-19.

Cerca de 20 mil testes serão realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do HCFMB ao longo de quatro meses. A realização dos testes será iniciada imediatamente amanhã, 31, prioritariamente em pacientes graves internados no HCFMB e em profissionais da saúde com sintomas gripais.

A iniciativa, inédita até então, tem o objetivo de enfrentar a epidemia do modo mais eficaz: testando. Segundo o infectologista do HCFMB, Dr. Carlos Magno Fortaleza, a rápida identificação e isolamento dos infectados com COVID-19 e das pessoas que com eles convivem é essencial para reduzir o impacto da pandemia.

“O HCFMB já conta com 500 kits do teste considerado padrão-ouro (RT-PCR), que identificam o coronavírus, para os pacientes graves e internados. Esse é um esforço inédito para combate à COVID-19, e posiciona nossa cidade na vanguarda dessa luta”, disse Dr. Carlos Magno.

O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, acredita que o acordo selado hoje desta ação pioneira será essencial na luta do HCFMB contra o coronavírus. “Esta parceria fortalece ainda mais nossa assistência, que está trabalhando incansavelmente para atender todos os pacientes que precisarem do HC neste momento”, afirma.

Critérios para testagem

Os critérios para a realização de testes na população em geral, após a testagem do grupo prioritário (internados graves e profissionais da saúde) serão os seguintes:

1 – Pessoas com sintomas gripais, que tiveram contato próximo com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19;

2 – Pessoas com sintomas gripais, que pertencerem ao grupo de risco (idoso ou com doenças crônicas).

A iniciativa destaca a Prefeitura Municipal, o HCFMB, o Hemocentro e a Unesp Botucatu no cenário atual do combate ao novo coronavírus. Por Vivian Abilio – Nucleo de Comunicação, Imprensa e Marketing

Notícias relacionadas