HC/Unesp é o 13º maior transplantador de rins do Brasil

A unidade de transplantes renais do Hospital das Clínicas/Unesp (HC) conquistou a 13ª colocação no ranking dos 137 centros que mais realizaram o procedimento em todo o Brasil ao longo de 2009, segundo divulgação feita pela ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgão). Foram 68 transplantes, sendo 26 de doadores vivos e 42 de pessoas já falecidas, sendo que este último indicador teve um crescimento de 75%.

O HC, no entanto, foi a unidade de saúde que mais transplantes renais realizou no ano passado se considerada a sub-regional de Ribeirão Preto (que abrange todo o interior do Estado de São Paulo). Em 2010, até dia 10 de março, haviam sido realizados 12 procedimentos, sendo sete de doadores falecidos.

É possível notar o aumento no volume de transplantes, quando é feita comparação com 2008. Naquele ano, foram 48 cirurgias (24 de doadores vivos e 24 de falecidos) e em 2009 subiu para 68, o que representa elevação de 42%.

Atualmente, a fila de espera por um transplante renal no Estado de São Paulo é de 10.132 pessoas. Já na região de abrangência do Hospital das Clínicas, são 205 pacientes.

A equipe médica de transplantes renais do HC/Unesp conta com seis urologistas e dois nefrologistas. Dra.Maria Fernanda Carvalho é a responsável pelo serviço.


 

Notícias relacionadas