Honda City Hatchback estreia em alto nível

Modelo tem duas versões, ambas equipadas com motor de 126 cavalos de potência

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação / Sérgio Dias

A Honda fabricava no Brasil até o ano passado os modelos City, Civic, Fit e HR-V. Numa mudança estratégica, tirou de linha o Civic e Fit e remodelou o City, que seguiu sendo oferecido como sedã e passou a contar com o Hatchback, que o Itaponews teve a oportunidade de conhecer e avaliar.

É possível dizer que o Honda City Hatchback atende os clientes que antes tinham a opção do Fit, mas que segundo a marca chega para atender quem tem “estilo de vida ativo, dinâmico e que valorizam um design mais esportivo.”

O Honda City Hatchback é oferecido nas versões de entrada EXL, com preço a partir de R$ 119.800,00 e a topo Touring, com preço a partir de R$ 129.100,00.

Ambas são equipadas com um motor completamente novo: o aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, que tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina e não faz você sentir falta de um turbo.

De acordo com o PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem, o modelo tem consumo na cidade de 9,1/13,3 (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/14,8 km/l. Com tais números, o modelo obteve classificação A.

O câmbio que completa a motorização é o CVT, que traz duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônica do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.

Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.

O design do City Hatchback conta com vincos bem definidos e faróis e lanternas com uso de LED e layout de aspecto high-tech. Na versão topo Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. A versão de entrada conta com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos, que antes eram fixados próximos à base da coluna A, agora estão mais recuados e fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão.

No interior, destaque pela elevada sofisticação dos materiais e alta qualidade de acabamento e montagem. Todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície extremamente agradável ao toque. Em todas as versões, o Honda City Hatchback é equipado com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.

No City Hatchback, todas as versões trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de sete polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.

O Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição.

A linha Honda City é a primeira da marca produzida no Brasil a embarcar o Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Ele tem cinco funções: ACC – Controle de cruzeiro adaptativo; CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão; LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa; RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista; e AHB – Ajuste automático de farol.

Além do Honda SENSING, disponível na versão Touring, o modelo traz diversos outros itens de segurança em todas as versões, como: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.

O modelo é oferecido nas cores Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio, Preto Cristal, Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.

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