Hospitais administrados pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp entre os melhores do Estado

Os Hospitais Estadual de Bauru (HEB) e das Clínicas/Unesp (HC/Unesp), em Botucatu, foram classificados, respectivamente, como o 11º e 23º melhores serviços de saúde do Estado na Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), popularmente conhecida como “Provão do SUS”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. Foram ouvidos 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos de saúde paulistas entre março de 2009 e janeiro deste ano. Esta é a segunda vez que o HC e HEB, vinculados e administrados pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), têm aprovação expressiva de seu usuário. Em 2009, as unidades também figuraram na lista dos melhores hospitais do Estado.

 A avaliação promovida pela Secretaria da Saúde objetiva monitorar a qualidade de atendimento e satisfação do usuário. Com isso, pretende identificar quais unidades estão de acordo com metas estabelecidas e identificar possíveis irregularidades nas que apresentarem deficiência. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.

 

Para o diretor da FMB, professor Sérgio Swain Müller, a classificação destas unidades reflete o compromisso que a instituição tem no auxílio da administração da saúde no interior do Estado. “Estamos satisfeitos por termos dois hospitais sob nossa gestão (HC e HEB) entre os 40 melhores de São Paulo. Isso reflete diretamente o compromisso da Faculdade de Medicina e também das direções destas unidades em busca da excelência no atendimento à população”, ressaltou.

 

Müller frisou ainda que os trabalhos desenvolvidos pelos professores Antonio Rugolo Júnior (HC), Emílio Carlos Curcelli (HC e HEB) e Antero Frederico de Miranda (HEB) foram essenciais na implantação de políticas para melhoria do atendimento destes hospitais à população. “Com a expectativa do HC se tornar uma autarquia almejamos sempre estar entre os melhores hospitais do Estado”, ressaltou o diretor da FMB.

 

Maior unidade hospitalar vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde), o HC da Unesp, em Botucatu, atende a mais de 1,5 milhão de pessoas. Realizou, em 2009, mais de 7.800 cirurgias e 247.734 consultas em ambulatórios. O hospital conta com 415 leitos e 52 de UTI (30 adultos, 15 neonatal e 7 pediátricos), 194 consultórios médicos e 31 salas especializadas realiza, em média, 2 milhões de exames e 20 mil internações.

 

O Hospital Estadual Bauru presta serviços exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atende 68 municípios (cerca de 1,8 milhão de habitantes) relacionados na área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6). O HEB está em funcionamento desde novembro de 2002 e atualmente oferece atendimento ambulatorial e hospitalar em mais de 40 especialidades médicas. Realiza mensalmente cerca de 1.000 cirurgias, 40.000 exames, 900 internações e 10.000 consultas.

 

Confira os melhores hospitais do Estado

 

H. Estadual de Ribeirão Preto

Inst. do Câncer de São Paulo

Fund. Pio XII Barretos

Hosp. de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru

Hosp. do Câncer A. C. Camargo

Hosp. Evangélico de Sorocaba

Hosp. Regional de Divinolândia

Hosp. Amaral Carvalho Jaú

Hosp. Regional de Assis

Santa Casa de Ibitinga

Hospital Estadual de Bauru

Hosp. São Francisco de Assis

Hospital Carlos Fernando Malzoni (em Matão)

HC de Ribeirão Preto

Fundação Adib Jatene

Instituto do Coração (InCor)

Santa Casa de Itápolis

Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba

Sociedade Operária Humanitária de Limeira

Santa Casa de Marília

H. Walter Ferrari (Jaguariúna)

Hospital Estadual de Diadema

HC de Botucatu

Hospital Estadual de Sumaré

Hospital São Vicente de São José do Rio Pardo

Beneficência Portuguesa

Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul Boldrini de Campinas
Hospital Estadual Mario Covas (Santo André)

Hospital Geral de Promissão

Hosp. de Itapecerica da Serra

Hosp. das Clínicas da Unicamp

H. Padre Albino (Catanduva)

H. Regional do Vale do Paraíba

Santa Casa de Franca

 
(Da Assessoria de imprensa do HC/FMB/Unesp Botucatu)

Notícias relacionadas