Hospital das Clínicas passa a contar com moderna UTI móvel

Botucatu(SP) – Priorizando a modernização de seus equipamentos em assistência à saúde, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu, em janeiro, uma nova Unidade de Terapia Intensiva Móvel, que será destinada para o transporte de pacientes em casos de urgência e emergência da unidade a outros hospitais da região. Com a aquisição, o HCFMB tem duas UTIs móveis à disposição.


O novo veículo- um Peugeot Boxer 2010- foi uma doação da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) que investiu R$ 100 mil para sua aquisição. A UTI móvel tem como diferencial a climatização do espaço do motorista e do paciente, além de modernos equipamentos para a atenção em urgência e emergência. Compõem a unidade um respirador de transporte, monitor de sinais vitais, material de entubação, aspirador, desfibrilador com cardioversor.

Toda a aparelhagem foi comprada com verba do próprio Hospital das Clínicas, que investiu mais R$ 100 mil nessa estruturação. A previsão é que o novo veículo entre em operação nas próximas semanas. Uma equipe multiprofissional, com especialização em transporte de pacientes críticos, ressuscitação e atendimento em casos de urgência e emergência será destinada destinada a esta unidade.

Segundo a diretora da Divisão Técnica de Enfermagem do HC, enfermeira Andréia Zamberlan, os dois veículos proporcionarão maior agilidade e conforto aos pacientes e familiares dos usuários do hospital. “É importante haver esse transporte seguro e eficaz dos pacientes em estado crítico”, salienta. Outro ponto frisado por ela será a estruturação do serviço desse tipo de transporte. “Contaremos ainda com uma equipe de recursos humanos fixa, capacitada para esse tipo de transporte”, complementa. Flávio Fogueral/ Jornal da FMB
 

Notícias relacionadas