Hospital de Itaporanga é contemplado com o Rede Cegonha

b3

Dentre os 17 municípios integrantes do Colegiado de Gestão Regional de Saúde Vale do Jurumirim, o  Ministério da Saúde aprovou no dia 25 de junho de 2012 a inclusão de três municípios no Programa Rede Cegonha. São eles: Itaporanga, Piraju e Avaré. Com isso, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga receberá recursos os para…

fachada1 as adequações físicas e equipamentos necessários para o funcionamento pleno, dentro das normas desse programa do SUS que tem três objetivos principais:

1. Novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança
2. Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade
3. Redução da mortalidade materna e neonatal

b1

Dr Augusto Manoel de CarvalhoSegundo o diretor clínico do hospital, Dr. Augusto Manoel de Carvalho, a escolha foi técnica, baseada nos indicadores de resultados positivos – da rede básica em conjunto com o hospital – de atendimento em obstetrícia; da composição técnica adequada e da localização geográfica como referência a mais dois municípios, Barão de Antonina e Coronel Macedo.

"Isso só se tornou possível após a intervenção, em outubro de 2006, quando assumimos, e então promovemos mudanças e implantamos o atual modelo de gestão, transparente, que prioriza o atendimento do SUS, 94%, e tudo é sintonizada com a rede básica", destaca o Dr. Augusto.

Informando mais, ele cita a eliminação de uma sala que existia para recepcionar os atendimentos particulares e que o hospital e todos os integrantes estão constantemente procurando oferecer o melhor em atendimento à população, nas urgências e emergências, internações de baixa e média complexidade nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia e anestesiologia. "Com quase o mesmo recurso que era destinado antes da intervenção, contratamos mais médicos e funcionários. De 3 ou 4 médicos que existiam, saltamos para 12 médicos e, de 30 para 75 funcionários", explica o diretor que cita os números de atendimentos no ano de 2011, quando foram realizados:

24.804 atendimentos
1.426 internações aos usuários do SUS
822 internações em clinica médica
201 em clinica cirúrgica
113 em pediatria e
290 em obstetrícia

b6

Hospital de Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga-SP_sala de parto normal e cesárea"Na parte de ginecologia e obstetrícia, principalmente, conseguimos realizar todos esses atendimentos em condições limitadas. Agora com os investimentos do Rede Cegonha, ampliaremos os nossos espaços físicos e ambiência, de forma a gerar uma notável melhoria na qualidade, e ainda, estaremos com condições até de absorver os eventuais excessos da capacidade das redes de Piraju e Avaré", observa o Dr. Augusto, informando  ainda que tudo já está formalizado junto ao Ministério da Saúde, com o devido projeto de engenharia para as ampliações, bem como a licitação para aquisição dos aparelhos e equipamentos, aguardando somente a liberação dos recursos, que já estão no sistema, para início e conclusão dessa ampliação.

Hospital de Itaporanga-SP_1Hospital de Itaporanga-SP_2

Notícias relacionadas