IBB/Unesp debate impactos da geração de energia elétrica

PCH_AnhangueraA matriz energética brasileira é baseada quase em sua totalidade em hidrelétricas, com grandes investimentos e mudanças bruscas nos ambientes onde há estas construções. Para debater os impactos causados por estes empreendimentos, o Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB) sedia, dia 4 de junho, um debate sobre

os “Impactos sócio-econômico-ambientais de Pequenas Centrais Hidrelétricas: é possível dimensioná-los?” com estudos de caso no Rio Sapucaí/Mirim (entre Minas Gerais e São Paulo).

O evento, voltado a estudantes, professores e pesquisadores das áreas biológicas e ambientais, terá presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo, dos empreendedores, além do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucaí Mirim/Grande.

A programação tem início às 13h30 no Anfiteatro do Instituto de Biociências, no campus de Rubião Júnior da Unesp, com apresentação de trabalhos acadêmicos na área, e contempla análises acerca dos resultados diretos da construção das usinas hidrelétricas. Hoje, mais de 71% da energia gerada no Brasil é decorrente deste tipo de produção.

As discussões prosseguem a partir das 16 horas com a importância das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) para o desenvolvimento sustentável do Brasil, em palestra de José Tadeu Modolo, da Sociedade de Energia Bandeirantes- Seband (PCH Anhanguera). Na sequência, as características e programas ambientais nas usinas Palmeiras e Retiro serão apresentadas por Norberto Castro Vianna, da Duke Energy International.

Às 18 horas, Thaís Guimarães Luiz, do Departamento de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, expõe a participação do órgão governamental no processo de licenciamento de pequenas centrais hidrelétricas em São Paulo. O encontro ainda abre espaço para discussão sobre políticas públicas com planos de ação nacional para conservação das espécies ameaçadas da fauna aquática, tendo palestra ministrada por Valtair Silva, do ICMBio- Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais.

Também do ICMBio, José Augusto Senhorini encerra o ciclo de palestras, às 19h20, com apresentação centrada em espécies de peixes ameaçadas no sistema Mogi-Pardo-Grande. O debate será coordenado pelo Professor Marcos Gomes Nogueira.

Inscrições para o debate, que integra o 12º Workshop de Pós Graduação do IBB, podem ser feitas no dia do evento. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site http://workshopdapos.wix.com/unesp.
Flávio Fogueral, Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB Unesp

Notícias relacionadas