Imagem e relíquias de São Francisco são recebidas em Itaporanga

Pontualmente às 15h do sábado (20/02) a imagem e as relíquias – fragmentos dos ossos e da vestimenta (hábito) – de São Francisco de Assis, dentro de um oratório, chegaram ao bairro rural São Francisco em Itaporanga, trazidos pela Comunidade Franciscana de Itapeva/SP.

Da Rodovia Jurandir Siciliano (SP-255), uma comitiva de cavaleiros levou o oratório até a capela do bairro, onde a comunidade o aguardava com muito fervor para a missa que foi celebrada pelo pároco de Itaporanga, padre João Batista (O.Cist).

Antes da celebração, o professor João Castilho conduziu a cerimônia de recepção, entoando cânticos em louvor ao santo.
Castilho falou sobre aquele momento histórico e lembrou que naquela data – 20/02 – há 7 anos, falecia o abade do Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz, dom Estevão Stork (O.Cist), que era grande incentivador da Comunidade Franciscana, e também, há 4 anos o falecimento do itaporanguense João Batista Rodrigues, que com sua sanfona animava as celebrações no município.

Já o celebrante padre João Batista lembrou que sua iniciação religiosa foi em São Paulo, há cerca de 40 anos, num seminário franciscano onde ficou por três anos e depois veio para a Abadia de Itaporanga (O.Cist.) onde concluiu os estudos e se ordenou padre.

Segundo ele, São Francisco de Assis foi o único santo que mais próximo chegou a Jesus Cristo, no modo de vida e sofrimento, inclusive com as chagas.

Depois, o oratório com a imagem e as relíquias do Santo foram levadas até a Igreja do Bairro Cruzeirinho, onde foi recebida também com grande fervor por aquela comunidade e em seguida, missa às 19h.

Na manhã de domingo o oratório foi trazido em carreata para a Igreja São João Batista, onde teve missa às 10h e ele continua na mesma igreja até o final do dia e depois vai para a igreja do Bom Jesus, onde haverá missa às 19h.

Nesta terça-feira (23) esse oratório com a imagem e relíquias, que vieram de Assis (Itália) para visitar cidades brasileiras, segue para a cidade de Porangaba/SP .

De acordo com a Wikipédia, Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico que nasceu em Assis(Itália) no dia 5 de julho de 1182 e faleceu aos 44 anos no dia 3 de outubro de 1226. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Notícias relacionadas