Enquanto mais de 40% dos 5.568 municípios brasileiros estão em situação difícil, Riversul (SP), graças a excelente administração municipal do prefeito Guilherme Gomes em dois mandatos, vem, desde 2017, ano a ano registrando avanços e melhorias visíveis para a população em todos os setores do município, obtendo com isso os melhores indicadores, chegando em 2022 no índice geral nacional na posição 513 e estadual na posição 74. Importante destacar que o município divide o 1º lugar nos índices de Gastos com Pessoal e Investimentos, com outros municípios que também receberam a nota máxima.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5.500 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A análise de 2022 aponta que mais de 40% dos municípios apresentam situação fiscal difícil ou crítica.
O estudo mostra que mudanças profundas, como por exemplo as reformas tributária e administrativa, são essenciais para a sustentabilidade das contas públicas.
Confira a nota nos indicadores de Riversul:
IFGF: 0.8836 – Excelente, superior a 0,8 pontos – posição
Nacional 513º, dentre 5.568 municípios brasileiros;
Estadual 74º, dentre 645 municípios paulistas.
Autonomia: 0.7572 Boa gestão;
Gastos com pessoal 1.0000 – Excelente;
Investimentos 1.0000 – Excelente.
O prefeito Guilherme Gomes acredita que o povo riversulense percebeu que a sua cidade melhorou muito nos últimos onze anos. Ele conta que deu continuidade à boa gestão do ex-prefeito Vicente de Paula Garcia, que em 2013 herdou o município com a posição 4.140 e em quatro anos melhorou muito no IFGF, e entregou para ele em janeiro de 2017 com a posição no ranking geral nacional na posição de 2.218 e estadual 358, com nota 0.5104.
“De lá para cá, nesses últimos seis anos, demos o nosso melhor, promovemos ajustes, desenvolvimento e melhorias significativas que refletiram no índice de qualidade de vida da população, e subimos mais de 1.700 posições no ranking nacional, e chegamos em 2022 a posição 513”, pontua Guilherme.
“O segredo disso tudo? Nenhum! Basta honrarmos a confiança que o povo nos depositou, respeitarmos e usarmos bem o dinheiro público, gastarmos com responsabilidade, dentro da lei e sempre em benefício da população, e não esperarmos as coisas caírem do Céu, mas, junto com todos da nossa equipe, sem medirmos esforços, trabalharmos muito, correndo atrás de investimentos e benefícios para a nossa cidade, como todos são testemunhas”, finalizou o prefeito Guilherme.
Veja abaixo os indicadores de 2022 registrados pelo Firjan










