Iniciadas obras para troca de iluminação na Catedral

O prefeito João Cury Neto acompanhou no último sábado o início dos trabalhos de preparação do solo para receber a instalação de cabos subterrâneos que farão a substituição dos fios aéreos do sistema de iluminação do Largo da Catedral. A obra faz parte do Programa Ilumina Botucatu, desenvolvido pela Prefeitura e CPFL Paulista. A iniciativa contempla investimentos de pouco mais de R$ 1,8 milhão em expansão, substituição e eficientização de boa parte dos atuais pontos de iluminação pública existentes na cidade.


Uma empresa especializada foi contratada e trouxe um equipamento específico para executar a perfuração sem a necessidade de remover grandes blocos do pavimento de paralelepípedo. A máquina chamada de “Navigator” fez a perfuração numa faixa de cerca de 100 metros de extensão por um metro de profundidade, onde serão instalados os cabos elétricos.

Durante a execução do serviço, a perfuratriz encontrou o alicerce da antiga Catedral, que até a primeira metade do século passado funcionou praticamente no meio do Largo. Por conta disso, os técnicos foram obrigados a fazer um pequeno desvio.

Com o novo sistema de iluminação pública serão instalados oito postes modelo “veleiro”, com quatro luminárias cada e lâmpadas de vapor metálico de 250 watts. 
“Este projeto criará assim um novo aspecto que valorizará um dos pontos mais marcantes de Botucatu, que é nossa Catedral”, ressalta o prefeito João Cury.

Sobre o Ilumina Botucatu – O projeto Ilumina Botucatu é o maior plano de iluminação pública da história do Município. O convênio com a CPFL Paulista também prevê a melhoria da iluminação no entorno de 35 escolas, garantindo mais segurança à comunidade. Finalizando, serão substituídos 1.312 pontos de iluminação de Vapor de Mercúrio para Sódio, principalmente na região periférica da Cidade e Distritos.

Botucatu, dentro do plano de iluminação, foi dividida em duas rotas, nomeadas em “branca” e “amarela”. Fazem parte da linha branca as avenidas Leonardo Villas Boas, Santana, Dom Lúcio, Dante Delmanto, Vital Brazil, Elevado Bento Natel e a Rua Major Matheus. Esta rota servirá inclusive como guia aos motoristas que trafegam pela Cidade e desejam encontrar a saída para a Rodovia Marechal Rondon.

Em alguns trechos a troca já foi realizada como na Avenida José Pedretti Netto, ruas Campos Salles e Visconde do Rio Branco e Avenida Camilo Mazzoni.
A linha amarela, com lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts, será implantada a partir de 2011 nas rodovias Domingos Sartori e Antônio Butignoli [vias de acesso à Unesp], João Hipolyto Martins [Castelinho], Gastão Dal Farra e trevo de acesso à ITE. (Da Secretaria Municipal de Comunicação de Botucati-SP)
 
 

 

Notícias relacionadas