Íntegra da participação do prefeito de Coronel Macedo e presidente da AMVAPA, na Audiência Pública para a criação da Microrregião de Avaré

O prefeito de Coronel Macedo (SP) e presidente do consórcio de 17 municípios AMVAPA, José Roberto Santinoni Veiga “Betinho” fez uma importante participação na Audiência Pública para criação da Microrregião de Avaré, realizada na manhã de sexta-feira (4) na Câmara Municipal deste, com presenças do vice-governador Rodrigo Garcia, secretários de Desenvolvimento Regional, secretário de Turismo, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, deputados, prefeitos e vereadores,.

Essa audiência foi prevista inicialmente para inclusão de cinco municípios: Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César, Iaras, Arandu e Avaré. Mas, o prefeito Betinho expôs e reivindicou a inclusão de mais municípios integrantes do Consórcio, para simplificar e facilitar o trabalho dos municípios junto à administração estadual e também para uma aceleração no desenvolvimento econômico regional.

“É um dia histórico pra nossa região! Com certeza é uma dessas audiências no Estado, que sem sombra de dúvidas, será para melhorar a regionalização e o trabalho entre o estado e os municípios.
Primeiramente eu gostaria de cumprimentar o vice-governador Rodrigo Garcia que nos tem ajudado muito e vem fazendo um ótimo trabalho à frente da Secretaria de Governo do Estado de SP.

Cumprimentar aqui também o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, grande amigo nosso, que tem feito muito pelo estado de SP, jovem talento, que vem nos presenteado com o seu trabalho à frente da secretaria-chave do governo. Em seu nome cumprimento todos os secretários aqui presentes que igualmente vêm fazendo um ótimo trabalho.

Cumprimento aqui também Sebastião Misiara, presidente da Uvesp, em nome do qual cumprimento todos os vereadores, o presidente da Câmara, Flávio Zandona, em nome dos quais cumprimento todos os vereadores presentes desta região. E, em nome do prefeito Jô Silvestre, grande amigo, parceiro da AMVAPA e da nossa região. Como ele mesmo já disse em falas anteriores, Avaré é uma cidade que atende toda a região. Este eixo nosso tem como primeira referência no SUS, o hospital de Avaré. Em seu nome cumprimento todos os prefeitos da AVAMPA e também os prefeitos de outros consórcios que aqui estão.

Cumprimento também os deputados estaduais aqui presentes, Fernando Cury e Édson Giriboni,, em nome dos quais cumprimento todos os deputados estaduais e de federais presentes.

Iniciando minha fala, em primeiro lugar, quero agradecer o vice-governador Rodrigo Garcia, pelo grande trabalho no estado de SP.

VACINA E A CORAGEM DO GOVERNADOR E VICE – Eu sei que não é pauta do momento, mas quero agradecer o grande trabalho de vocês na questão das vacinas, na defesa da vida do ser humano. Se não fosse a grande coragem do nosso grande governador João Doria e do senhor, hoje não teríamos este nível de vacina no estado e no Brasil, e mais a informação dele, governador, que até outubro todos acima dos 18 anos seremos vacinados, a gente fica muito contente, muito feliz com isso.

REFORMAS – E também, parabenizar pelo grande trabalho economicamente que vocês fizeram no Estado. Ressaltar aqui como dizemos no interior, vocês fizeram a lição de casa nestes dois primeiros anos de governo.

ALESP E ESTADO VIÁVEL – Agradecer também a Assembleia Legislativa que aprovou projetos importantes, reformas importantes que auxiliaram o governo do Estado, para estar hoje economicamente viável para poder cada vez mais auxiliar os municípios. Parabenizo vocês porque o Estado de SP está numa posição muito avantajada no Brasil, e dizer isso, que é um dia muito importante, porque neste novo redesenho a nossa região tem um potencial incrível e necessita sim de uma reorganização e de um olhar mais direto do Estado, e para o qual agora com certeza vocês se prepararam para isso.

Gostaria de finalizar aqui, como o Marco já citou na fala dele, do afunilamentos entre os setores da administração estadual em regiões únicas. Vou dar um exemplo aqui:

Apenas dentro do Consórcio AMVAPA, temos atendimentos em cinco Diretorias Regionais de Saúde (DRS), e cinco Diretorias de Educação, e tomando como referência o meu município de Coronel Macedo:

O meu município está dentro da região administrativa de Itapeva, mas minha primeira referência SUS é Avaré e a segunda Botucatu; a minha Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) é Avaré; a minha Cetesb é Avaré, e a gente acaba ficando desalinhado nessas questões, e é importante novo alinhamento na administração do estado.

Por isso venho aqui falar em nome e gostaria que fosse registrado em ata, em nome dos praticamente 21 prefeitos da AMVAPA; acredito que não todos, como os dos prefeitos de Riversul, Guilherme Gomes, porque para ele ficar na região de Itapeva é mais importante e também o prefeito Alex Lacerda, de Itaberá, que igualmente gostaria de ficar na região de Itapeva, pela proximidade e atendimento.
Falo aqui em nome dos demais prefeitos da AMVAPA que gostariam de estar integrando esta Microrregião de Avaré.

NÃO FATIAMENTO DA AMVAPA – A gente conseguiria com isso unificar e fortalecer a região, em consonância com o desenho do Consórcio Público da AMVAPA para facilitar o trabalho do Estado no desenvolvimento da região. Importantíssimo que não fatiássemos o consórcio em várias regiões. É certo que consórcio é uma coisa e região é outra. E sim, que a força do Consórcio Amvapa esteja dentro da Microrregião de Avaré.

Eu sei também será feito uma audiência para a Microrregião de Botucatu, e a gente conseguindo fortalecer esta de Avaré, num futuro próximo poderíamos até pensar em estruturar um aglomerado urbano entre essas duas microrregiões, como foi feito na Microrregião dos Grandes Lagos.

E este desenho está fielmente ligado ao projeto do deputado Fernando Cury, que cria uma nova DRS 18, de Botucatu.

O Estado está preparado para tal, podendo nos auxiliar fortemente nas nossas demandas; a primeira seria um plano de desenvolvimento regional, como foi feito no Vale do Ribeira, no Pontal 20 e 30. A gente precisa, principalmente as cidades menores, não temos corpo técnico no Turismo, para que a gente formule projeto de desenvolvimento regional.

E eu sei que o Estado de São Paulo tem os seus institutos e pode nos auxiliar muito nisso. E estando organizado, com certeza a atividade pode se concretizar.

MAIS UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA – Também na duplicação SP-255, e a implantação daquele nosso sonho, que seria mais um Hospital de referência no âmbito da Microrregião de Avaré. Que hoje somos atendidos em primeira instância pelo Hospital de Avaré e em segunda instância pela Unesp/Botucatu, que já são dois hospitais meio afogados na região, e com certeza a abertura do AME de Avaré, se terá um potencial enorme para nossa região possa ser atendida.

Vamos nos reunir – prefeitos da AMVAPA – para fecharmos um documento ratificando a minha solicitação de hoje, para que possamos agendar uma reunião com o nosso governador e com o nosso secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Para discutirmos ainda mais esse pleito.

Finalizando, gostaria de deixar registrado este pleito nosso aqui, que é importantíssimo este fortalecimento. A gente entende o estudo do SEADE, importantíssimo e não estamos questionando isso. Estamos dizendo para que esta Microrregião não fique apenas entre os cinco municípios, mas que consigamos fortalece-la entre os 18 municípios que a integrarão e que todo redesenho da secretaria do estado vai conseguir atender muito melhor esta região.
Agradeço a oportunidade de participar nesta audiência”.

Notícias relacionadas