Itaberá (SP) se destaca na produção de batata orgânica pela agricultura familiar; sementes a partir de brotos da Holanda

Um dos grandes desafios na produção de batatas na agricultura familiar é obter sementes de boa qualidade.
Para galgar êxito na produção do tubérculo, uma parceria público privada, iniciada através da CATI e a Fazenda Cercina, trouxe aos produtores de Itaberá e região, capacitação e uma nova expectativa de produzir para o mercado local.

O processo está em franco desenvolvimento na COPAGRI, no assentamento Pirituba, Agrovila III, através do empenho do produtor Zezinho com o apoio técnico do Engenheiro Agrônomo da CATI Emmanuel Moraes.

Os cultivares G0, livres de viroses e outras doenças, são oriundos dos brotos de tubérculos importados da Holanda.
A partir dos brotos, estão sendo produzidos os minituberculos, conhecidos como batata semente, que posteriormente serão ofertados aos produtores para início do cultivo da batata.

Com as técnicas desenvolvidas pelo Instituto IAC, os munituberculos apresentam boas características de desenvolvimento e com o êxito do projeto, as batatas produzidas, livres de agrotóxicos, poderão atender as necessidades do mercado local, inclusive no setor público, no caso da merenda escolar, alimentação hospitalar e outros.

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

O plantio consorciado, a irrigação por gotejo e a ausência de agrotóxicos na área dedicada à produção dos minituberculos orgânicos, são exemplos de que a sustentabilidade é uma realidade possível na agricultura familiar.

Notícias relacionadas