Itaí: Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal começa neste sábado

crassSimultaneamente com o início da Campanha de Vacinação contra a gripe, ocorre também a Campanha de Câncer Bucal, que nas anteriores foram tetectados alguns casos e encaminhados para tratamento. E mais:

CRAS da Capitão Cesário realiza atividade sobre cidadania com famílias.

Começa no dia 5 de maio (sábado) a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Itaí. A ação é voltada aos adultos maiores de 60 anos. No sábado de lançamento, a campanha será realizada simultânea à Campanha de Vacinação contra Gripe, na qual os idosos também estão entre o público-alvo.

Os exames serão feitos inicialmente na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Durval Garcia das 8h às 17h, a partir do dia 5. Mesmo aqueles que usam dentadura devem passar pelo exame.  O câncer bucal, além de causar um alto índice de mortes, deixa sequelas severas e causa grandes mutilações.

Em campanhas anteriores, conforme informações do Serviço de Saúde Bucal do Município, foram detectados alguns casos da doença, os quais foram encaminhados para tratamento. O principal sintoma é o aparecimento de feridas em qualquer região da boca que não cicatrizam facilmente. O diagnóstico e tratamento precoce são a melhor forma de combater a doença. A Campanha contra o Câncer Bucal encerra dia 25 de maio.

 


 

CRAS Capitão Cesário realiza atividade sobre cidadania com famílias

crass

 
No dia 25 de Abril foi realizada uma atividade em grupo com os responsáveis familiares que possuem filhos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Espaço Amigo” e que residem no território do CRAS Capitão Cesário.

As famílias foram recebidas para a continuidade do acompanhamento familiar realizado pelo CRAS. Nesta ocasião, o psicólogo do CRAS – técnico de referência para o serviço, propôs uma atividade cujo tema era a cidadania e os direitos dos cidadãos. Os presentes na reunião foram orientados sobre o que é cidadania e o que é ser cidadão e ajudar na melhoria do bairro para um bom desenvolvimento familiar e comunitário.

Exemplos de cidadania foram explanados e os participantes também foram ouvidos sobre o que deve ser feito para exercer de fato a cidadania no cotidiano de cada um. Após isso, foram elaborados cartazes por esses usuários do CRAS sobre exemplos de cidadania e o que cada um pode fazer para cuidar melhor da comunidade em que vive.

Eles também foram incentivados a repassar esses exemplos para as crianças e jovens em casa, buscando assim que os filhos sejam bons cidadãos e exerçam de fato a cidadania. Com isso busca-se aprimorar cada vez mais o trabalho de acompanhamento das famílias do CRAS e incentivar a participação das famílias itaienses na construção do serviço e do grupo. Participaram da atividade 23 pessoas.

Notícias relacionadas