Itaí continua o recapeamento de ruas e avenidas

Rua 9 de JulhoSaresp_itai

E mais: Educação em Itaí tem excelente desempenho no SARESP, ESF Capitão Cesário realiza exames preventivos e homenageia mães, e Primeiros números das campanhas contra gripe e câncer bucal

 

Itaí continua o recapeamento de ruas e avenidas

Dando continuidade ao recapeamento de ruas e avenidas no município a administração municipal através de empreiteira realizou o recapeamento nas ruas Salustiano Soares de Oliveira, 21 de abril e 9 de julho no centro da cidade. No total serão 47.520,68 m² de pavimentação asfáltica.

A rua Donato Dias de Camargo, no Jardim Planalto também já foi totalmente recapeada, e a ponte reconstruída da Rua Sebastião Galeano de Lima, também já está sendo preparada para o recape.

As próximas ruas a receberem o benefício serão: José Moreira Leite e Salvador Rodrigues Daniel, no Jardim Planalto. No Jardim Santo Antonio serão as ruas  José Ribeiro de Arruda, Durval Rahmi Garcia, Irineu Miranda e Pedro Alexandre Fogaça. No Jardim Brasil serão recapeadas as ruas  Joaquim Tavares dos Santos, Francisco Correa dos Santos, João Batista Araujo e Irmãos Bergamo. No bairro Capitão Cesário as ruas Francisco Guimarães, Shinythi Ischikawa, Natanael Rolim e Pedro Nunes.

O projeto de recuperação das vias urbanas do município vem sendo realizado de maneira pontual pela administração municipal, que não mede esforços para garantir que todas as vias urbanas sejam recuperadas.

Ponte na Rua Sebastião Galenao de LimaRua 9 de JulhoRua 21 de AbrilRua Donato Dias de Camargo

 


 

Primeiros números das campanhas
contra gripe e câncer bucal

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começou neste sábado (5) em Itaí. Simultaneamente foi lançada a Campanha de Prevenção contra o Câncer Bucal na UBS Dr. Durval Garcia, voltada para maiores de 60 anos. Já a vacina contra gripe esteve disponível na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Durval Garcia e as unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) Capitão Cesário, Monte Alto e Jardim Brasil.

Idosos, crianças entre seis meses e dois anos incompletos, indígenas e profissionais da saúde estão incluídos no público-alvo da campanha antigripal. Conforme informações da Vigilância Epidemiológica do município, no primeiro dia de funcionamento 520 pessoas foram vacinadas, o que equivale a apenas 14% da meta de imunização para o município. No decorrer da semana a procura pela vacina continuou.

Os idosos foram os que mais aderiram à mobilização contra a gripe, totalizando 318 imunizações no sábado. Em contrapartida houve um baixo número de crianças levadas aos postos para receber a dose da vacina.

Maiores de 60 anos atendidos no primeiro dia de campanha contra o câncer bucal foram 67. Entre eles três casos suspeitos da doença foram detectados e encaminhados para uma segunda avaliação.

As campanhas contra a gripe e o câncer bucal continuam até 25 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde alerta o público de ambas mobilizações a procurarem as unidades de saúde para atendimento, evitando a evolução das doenças em foco. A vacina contra gripe imuniza inclusive contra o vírus H1N1 (gripe suína).

O exame contra o câncer bucal que está sendo realizado tem o objetivo de detecção e tratamento precoce da doença. Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar; caroço ou inchaço na bochecha, sentido ao passar a língua; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura e mudança na voz são alguns sintomas do câncer de boca.

 


 

ESF Capitão Cesário realiza exames preventivos e homenageia mães

A unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Capitão Cesário realizou nesta semana mais uma atividade especial com a finalidade de estreitar os laços com a comunidade. Na quarta-feira (9) as mães foram convidadas a comparecer no posto para fazer exames preventivos de saúde. A ação serviu para comemorar o Dia das Mães e intensificar os cuidados com a saúde da mulher.

Entre os serviços mais importantes oferecidos foi o exame de papanicolau. Ele detecta precocemente o câncer de colo uterino e outras doenças ginecológicas. As mães que compareceram foram presenteadas com batom, flor artesanal feita pelas agentes comunitárias de saúde e uma mensagem alusiva ao Dia das Mães.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade, Imara Cristina Barros, houve quem nunca havia feito exame do colo uterino, mas com o carinho e respeito que foram tratadas, sentiram-se seguras para a realização.  A unidade da Capitão Cesário convoca as mulheres de sua área de abrangência que ainda não fizeram o exame de papanicolau neste ano a procurarem o posto de saúde para agendamento do procedimento.

 


 

Educação em Itaí tem excelente desempenho no SARESP

Saresp_itai

Nesta semana foram divulgados os índices do SARESP ( Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) que foi aplicado aos alunos do 3º, 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede pública municipal.

Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos, professores e gestores do ensino, o SARESP avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.

Na última edição realizada em novembro de 2011, as escolas de ensino fundamental de Itaí obtiveram um excelente desempenho ficando os alunos do 3º ano com 70,7% de aproveitamento em Língua Portuguesa e 66,4% em matemática; os alunos do 5º ano tiveram 71,7% de aproveitamento em Língua Portuguesa, e 63,3% em matemática.

Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, através da Secretária Emília Araújo, parabeniza os professores, coordenadores, diretores e as crianças pelo excelente desempenho no SARESP 2011.

Evolução do SARESP no município de Itaí

                                                       2009     2010       2011
3º ano – Língua Portuguesa    64,7%    57,1%    70,75
3º ano – Matemática                 64,3%    60,8%    66,4%
5º ano – Língua Portuguesa    64,4%    61,1%    71,7%
5º ano – Matemática                  57%       55%       63,3%

Notícias relacionadas