Itaí investe na saúde bucal da população

No final de outubro (25) comemora-se o Dia do Dentista e Dia da Saúde Bucal. Em Itaí, esta área da saúde na rede municipal pode ser motivo de orgulho para a população. Tanto em estrutura quanto na equipe de profissionais o município conta com alta qualidade em atenção básica. A equipe itaiense de Saúde Bucal é composta por oito dentistas e seis auxiliares. Juntos eles atendem em média 700 pacientes do SUS ao

mês. Na Unidade Básica de Saúde Dr. Durval Garcia atendem os dentistas José Henrique Oshima, Maria Salete Duarte, Juliana Carvalho e Rubens Hiroto Yamazuka.  No posto de ESF (Estratégia Saúde da Família) Jardim Brasil o dentista é Wagner Rodrigues dos Santos e no Jardim Monte Alto atendem os dentistas Giuliano Maniaci e Lizeloth Weiss Klauberg. A coordenadora da equipe é a dentista Antonia Aparecida Valim Musa Ali.

Há também atendimentos nos postos de saúde dos bairros Santa Terezinha, Mineiros e Restinga Grossa, que estão localizados na zona rural. Na Escola Municipal de Educação Infantil Lucia de Morais Camargo Rocha, na Vila Capitão Cesário, foi implantado um consultório odontológico para atendimento local dos alunos.

Entre os procedimentos odontológicos mais procurados pela população estão as restaurações, tratamento periodontal e extrações. O município participa ainda de campanhas de prevenção e detecção do câncer bucal, tem fornecido próteses dentárias e dá apoio a pacientes que precisam de cirurgias e tratamentos especializados fora da cidade.

Segundo a coordenadora Antonia, o Governo Municipal está sempre investindo em melhoria da estrutura e equipamentos. Entre as mais recentes delas está a reforma do consultório odontológico na UBS Dr. Durval Garcia, a implantação de consultório no ESF Jardim Brasil,  modernização do consultório existente no ESF Jardim Monte Alto, aquisição de equipamento de raio-X e autoclaves.

DSC08404Prevenção – Aliado ao trabalho cotidiano, o Serviço de Saúde Bucal Municipal promove palestras nas escolas, unidades de saúde e projetos. O destaque nas atividades educativas é o ensino de técnicas de escovação, bochecho com flúor e cuidados com a higiene da boca, feitos o ano todo nas escolas e projetos municipais. Os atendidos pela Oficina Terapêutica Oásis, Espaço Amigo, Integrar, Colibri e Centro Educacional Infantil Maria Cristina de Mello Duarte estão entre beneficiados. Nesta frente de trabalho educativo itinerante atua a dentista Gilce Maria Piana.

Para execução do trabalho de educação e prevenção entre escolares o Governo Municipal cuida da distribuição anual de cerca de 3 mil kits, com escova, fio e creme dentais. “Acreditamos ser fundamental levar o tema da prevenção além dos consultórios odontológicos”, diz Antonia Valim, coordenadora de Saúde Bucal.

Notícias relacionadas