Itaí prepara uma grande comemoração para o Dia do Trabalho

Apresentação da Banda Municipal na Festa de 2011primeiro6primeiro2saude

E mais: Beneficiados do "Ação Jovem" participaram de atividade, Vacinação contra gripe terá início no dia 5 de maio, Trabalhador é valorizado com atendimento especial de saúde, e Vacinação contra a raiva animal começa no dia 7 de maio.

    
O Dia do Trabalho será comemorado no dia 1º de Maio na cidade de Itaí com muita festa, alegria, atividades, comes e bebes. A festa terá início às 10h, na Praça da Bíblia (Lago da Capitão Cesário) e terá várias atrações.
Corrida do trabalhador, passeio ciclístico (com saída da Praça da Bandeira), brinquedos infláveis, torneio de truco, apresentação da banda municipal ‘Tom Jobim’, apresentação de artistas do município, jogos de futebol e sorteio de brindes serão algumas das atrações do dia. Além da distribuição de cachorro-quente, algodão-doce, pipoca, sorvete e refrigerante.

Uma festa que já vem se tornando mais uma tradição no município e que a cada ano a prefeitura municipal através do prefeito, Dr. Paschoal, vem aprimorando, para que cada vez mais a população itaiense possa desfrutar de um dia de lazer com atividades para toda a família.

Primeiro de Maio do Ano Passado

Apresentação da Banda Municipal na Festa de 2011Festa do trabalhador de 2011primeiro1primeiro2primeiro3primeiro4 primeiro6


Beneficiados do “Ação Jovem” participaram de atividade

acao1acao2

O programa “Ação Jovem” é um projeto realizado pelo Governo Estadual juntamente com a Prefeitura Municipal e desenvolvido pelo Departamento de Ação Social de Itaí.

Atualmente são atendidos 172 adolescentes de 15 a 24 anos que estão cursando o ensino médio. Á eles são oferecidos reuniões socioeducativas, neste mês a enfermeira Imara do ESF do Capitão Cesario concedeu uma palestra aos envolvidos. O evento acabou virando uma roda de conversas explicativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, sexo e assuntos relacionados a doenças causadas pelas drogas.

Aos jovens são oferecidos também cursos lúdicos e profissionalizantes no Centro de Convivência do Jovem, que está situado á Rua João Maria dos Santos n° 170 – Jardim América, em Itaí.
“A intenção é facilitar e orientar a vida dos jovens da nossa cidade com atividades de seu interesse”, disse a coordenadora da Ação Social Rosmari “Tica”. 

 


 

Vacinação contra gripe terá início no dia 5 de maio em Itaí

A imunização contra  a gripe em crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde em Itaí e em todo o Estado começa em 5 de maio. No município funcionarão postos de vacinação nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) e na UBS Dr. Durval Garcia.

No sábado de lançamento da campanha a vacinação ocorrerá das 8h às 17h. Entre as crianças, a faixa etária a ser vacinada é a de 6 meses a menores de 2 anos. Para os idosos a vacinação começa a partir dos 60 anos. Entre os grupos de risco que são alvos da campanha, as grávidas estão entre as mais visadas, visto que na epidemia de gripe A elas estiveram entre o pacientes em estado mais grave.

Até  25 de maio, de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde Jardim Brasil, Monte Alto e UBS Durval Garcia, estarão disponíveis das doses da vacina. Também serão deslocados profissionais de saúde para vacinação na zona rural. Na segunda semana da campanha podem procurar a vacina os portadores de problemas crônicos de saúde, como doenças cardiovasculares, pulmonares, renais, diabéticos e problemas de baço e sangue, além de transplantados, todos com indicação médica.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, a vacina não acaba totalmente com a possibilidade de se contrair gripes e resfriados, mas evita complicações e internações decorrentes. A campanha é feita nesta época porque, com o inverno, aumentam os casos da doença e de hábitos que favorecem a transmissão, como a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. O slogan deste ano da mobilização é “Proteger é cuidar”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3761-1125.

 


 

Trabalhador é valorizado com atendimento especial de saúde

saude

A unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) Capitão Cesário, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, vai comemorar o Dia do Trabalhador com atendimento especial a esses pacientes. No dia 2, quarta-feira, a partir das 17h, médico, nutricionista, enfermeira, agentes comunitários e demais membros da equipe estarão a espera dos trabalhadores.

Serão disponibilizadas consultas com médico e nutricionista, além de exames de papanicolau. A enfermeira responsável pela unidade, Imara Cristina Barros, informa que o médico do ESF, José Leonel Gonçalves Pinto, realizará consultas pré-agendadas. A orientação nutricional também deve ser agendada. Já os exames de papanicolau, que detectam precocemente o câncer de colo de útero e outras doenças ginecológicas, serão feitos livremente, informa a enfermeira Imara. Os agentes comunitários de saúde e os auxiliares e técnicos de enfermagem também estarão disponíveis. Com isso poderão são feitos curativos e orientações de saúde.

Atendimento diferenciado ao trabalhador, que começa a tarde e se estende até a noite, ocorre quinzenalmente há mais de um ano no ESF Capitão Cesário. Denominado “Dia de Atendimento ao Trabalhador”, o projeto visa proporcionar às pessoas que trabalham e não querem faltar ao trabalho para cuidar da saúde, um horário alternativo de assistência.  A enfermeira Imara conta que vários pacientes saem do serviço e vão direto ao posto para serem atendidos. Ela destaca que tal projeto tem o apoio da atual gestão do Executivo Municipal, cujo objetivo tem sido o de elevar a qualidade do atendimento e o acesso à saúde para toda população itaiense. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3761-1703.

 


 

Vacinação contra a raiva animal começa no dia 7 de maio

O mês de maio será marcado pela Campanha de Vacinação contra Raiva Animal na cidade de Itaí. A imunização ocorrerá entre os dias 7 e 10 na Zona Rural e de 14 a 18 de maio na Zona Urbana do município. A campanha é voltada a todos os cães e gatos maiores de três meses.

Durante a campanha, postos itinerantes de vacinação serão disponibilizados na cidade e na zona rural, a fim de facilitar o acesso dos donos dos animais às doses. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária (VISA), Marcos Gandolfi, não será permitido levar a vacina para casa. O objetivo é garantir a aplicação do medicamento nos animais.

Animais debilitados não poderão ser vacinados e os saudáveis devem receber vermífugo 15 dias antes da vacina, informa a VISA. No dia da aplicação será necessário apresentar a carteira de vacinação do animal. Aquele que não tiver o documento deverá fazer o cadastro no local. A recomendação de segurança é de que os cães sejam conduzidos até os postos de vacinação por adultos, com coleiras ou utensílios de contenção. De acordo com o diretor da VISA a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde vem sendo usada em várias clínicas veterinárias.
Com a imunização o objetivo do município também é a proteção humana do risco de transmissão da raiva por seus animais de estimação. A raiva é uma doença muito grave que afeta todos os mamíferos, causada por um vírus que geralmente está na saliva dos animais doentes.

Notícias relacionadas