Itaí recebeu do Estado um caminhão autotanque 0 Km para o Corpo de Bombeiros local

   Dr_Paschoal com os vereadores Mauro e Isaias_ Foto SSP escolinha

E mais: Secretaria de Saúde realiza campanha contra tuberculose; Projeto modelo, Escola Monteiro Lobato agrada comunidade; Campanha da Fraternidade motiva encontro com foco na saúde pública e Gestantes aprendem sobre banho do bebê. 

 

Vereador Maurão_Tenente Coronel José Guerxis de Aguiar_ Soldado PM Bombeiro_Prefeito Dr_ Paschoal_ vereador Isaias e o cidadão Itaiense EdgarNo dia 09 passado durante a realização da cerimônia de entrega de novas viaturas ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizada na Praça da Sé, Centro de São Paulo o prefeito de Itaí Dr. Luiz Antonio Paschoal e os eereadores Isaias Ribeiro de Arruda e Mauro Amilcar Miranda o “Maurão” receberam das mãos do Tenente Coronel José Guerxis de Aguiar as chaves do um caminhão autotanque que será utilizado pelo recém instalado Corpo de Bombeiros de Itaí.
   
A unidade do Corpo de Bombeiros de Itaí já esta atendendo a população pelo Tel: 3761-2010 ou 193 e conta com três caminhões sendo este veículo novo doado pelo Governo do Estado um auto tamque, um caminhão autobomba da prefeitura de Itaí e outro autobomba também da corporação. “O corpo de Bombeiros em Itaí foi instalado há pouco tempo, mas vem prestando relevantes serviços a população e será aprimorado a cada dia para que possamos salvar vidas e garantir a integridade do cidadão”. Disse o Prefeito Dr. Paschoal.
  
Em seu discurso o governador destacou a importância da corporação ao Estado "São 132 anos de uma instituição que é justo orgulho para os paulistas", disse o Governador Geraldo Alckmin.
    
O Governador exaltou ainda as qualidades da corporação e dos novos equipamentos adquiridos. "São viaturas das mais modernas para atender a nossa população com rapidez, competência e segurança. O Corpo de Bombeiros é uma instituição em que o povo confia que une coragem, tecnologia e profissionalismo em seu trabalho", afirmou.

     
Foram entregues para todo Estado 71 novas viaturas, sendo 10 caminhões autotanques, 18 autocomandos de área, 20 unidades de resgate (incluindo quatro unidades de resgate e salvamentos aquáticos), cinco cavalos mecânicos e reboque, 13 microônibus e seis autobombas, das quais cinco servem para combate a incêndio em matas e florestas. Essas viaturas foram distribuídas entre capital, cidades da Grande São Paulo, litoral e interior com  investimento de R$ 10,5 milhões.

Distribuição das viaturas

As viaturas foram distribuídas para as cidades de Agudos, Aparecida, Araçatuba (2), Atibaia, Bariri, Barueri, Bauru (4), Botucatu, Campinas (2), Caraguatatuba (2), Cordeirópolis, Cubatão, Embu (2), Guararema, Guarujá (4), Guarulhos, Itaí, Itatinga, Jundiaí (3), Lins, Marília (2), Mogi das Cruzes (2), Olímpia, Pindamonhangaba, Piracicaba (2), Poá (2), Praia Grande, Presidente Prudente (2), Promissão, Ribeirão Preto (3), Santana de Parnaíba, Santo André, Santos (4), São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto (2), São José dos Campos (2), São Paulo (5), São Vicente, Sorocaba (2), Teodoro Sampaio, Ubatuba e Votorantim.

Secretaria de Saúde realiza campanha contra tuberculose

A Secretaria de Saúde de Itaí está em campanha contra a tuberculose, doença grave que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, leva à morte. A campanha é voltada àqueles que apresentam tosse há mais de três semanas.

Além da tosse crônica, febre, dores no tórax, falta de apetite e perda de peso também são sintomas da tuberculose. Quem apresentá-los deve procurar a Vigilância Epidemiológica de Itaí, localizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Durval Garcia para fazer o exame de escarro.

Detectada a tuberculose, o paciente é encaminhado para o tratamento, feito basicamente com medicamentos próprios para o controle da doença. Os remédios são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde do município. 

Projeto modelo, Escola Monteiro Lobato agrada comunidade

escolinhaInaugurada no dia 31 de janeiro de 2012, o Centro Educacional Infantil Monteiro Lobato é uma escola pós creche que recebe apenas crianças de 4 e 5 anos de idade, divididos em primeira e segunda fase, respectivamente. Trata-se da primeira escola da Rede Municipal de Ensino de Itaí a funcionar em período integral, aonde as crianças chegam às 7h, tomam um café da manhã reforçado, estudam até  as 10h30, quando param para saborear um almoço balanceado elaborado por nutricionistas. Até as 16h30, quando voltam para casa, tomam ainda dois lanches da tarde. As crianças têm recreação e trabalham com professoras de projetos após as 12h30, tem o dia da pintura, o dia da arte, o dia da musica, e assim por diante.

“A comunidade encontra-se muito feliz com a inauguração da nova escola infantil, que atende apenas os moradores do Recanto dos Pássaros e redondezas, portanto não precisando inclusive de transporte. Sabemos que essa é uma escola modelo, a primeira de muitas que o prefeito Dr. Luiz Antonio Paschoal pretende instalar em cada bairro de Itaí”, disse a diretora Sonia Leme da Costa Toyonaga.  

O CEI Monteiro Lobato terá projetos e atividades culturais durante todo o ano letivo, evitando ociosidade aos alunos, é a primeira escola integral da cidade e encontra-se em fase de experiência. Segundo a vontade do prefeito Dr. Paschoal outras como ela deverão surgir na sequencia em outros bairros, desafogando assim as creches municipais.  

“Foi a melhor novidade que poderíamos receber. Agora os pais de crianças pequenas, que já passaram da idade de creche, podem trabalhar sossegados sabendo que suas crianças estão sendo bem tratadas, aculturadas e alimentadas com todo o carinho por pessoas bem treinadas. Os moradores daqui ficaram muito satisfeitos com essa atenção da Prefeitura conosco. Parece até coisa de cinema, tudo novinho, moderno, bem equipado e confortável para as crianças. Parabéns ao Dr. Paschoal por mais essa conquista que muito nos beneficiou”, disse a doméstica Maria Aparecida da Silva.

Campanha da Fraternidade motiva encontro com foco na saúde pública

A Campanha da Fraternidade neste ano tem o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema é “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”. Para trabalhar o assunto, a Paróquia de Santo Antonio de Itaí promoveu na noite de terça-feira (13) o Encontro Paroquial com os Profissionais da Área da Saúde. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e suas unidades, Fundo Social de Solidariedade, Igreja Católica e comunidade compareceram.

O encontro ocorreu no Salão Paroquial, presidido pelo Padre Aristeu Antonio Anastácio, que fez a abertura e em seguida passou a palavra ao advogado Marcus Vinicius de Oliveira Santos. Ele fez um retrato da história da Campanha da Fraternidade e, em seguida, o representante do Fundo Social, Jonathan Tomé, fez algumas considerações sobre a importância da integração entre poder público e sociedade para debate visando melhorias.

Também palestraram no evento Silvana Gonçalves e Tani Roberto Neres Meira, da Secretaria Municipal de Saúde. Silvana falou sobre o funcionamento do SUS, frisando que é um sistema voltado ao atendimento de todos os cidadãos, e Meira apresentou um resumo da estrutura da saúde pública no município, citando a ampliação do sistema ocorrido com a atual gestão municipal.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ingrid dos Santos Oliveira Ferraz, foi convidada a unir-se aos palestrantes para também responder perguntas dos presentes, relativas à saúde pública e a participação social nas decisões do setor. Ela esclareceu que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, aberto à participação da comunidade, que funciona como um canal de comunicação entre o usuário do SUS e o Poder Público. O coordenador de Saúde, José Henrique Oshima e o médico André Vinicius Pereira Tavares, da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Planalto, também prestigiaram o evento. O encontro foi encerrado com um coquetel de confraternização.

Gestantes aprendem sobre banho do bebê

O banho do bebê, sobretudo o recém-nascido, é motivo de receio, principalmente entre as “mães de primeira viagem”. Se alguns cuidados não forem tomados, podem ocorrer acidentes e danos à saúde do bebê. Visando preparar as futuras mães para a tarefa, o Curso para Gestantes promoveu um treinamento alusivo.

A instrutora foi a enfermeira Imara Cristina Barros, do posto de ESF (Estratégia Saúde da Família) Capitão Cesário. Elas foram orientadas a dispor de todos os artigos que precisam  para o banho da criança próximos da banheira, tais como sabonete, xampu, toalha, fralda e roupas que o bebê irá usar. Elas também aprenderam o modo correto de segurar o bebê na hora do banho, bem como a prestar atenção na temperatura da água e do ambiente onde o banho é dado.

No final da explicação a enfermeira Imara chamou  voluntárias para simular o banho do bebê com a ajuda de uma boneca e banheira. Também deixou uma reflexão sobre o papel da mãe. “Ser mãe é se aproximar mais de Deus, é descobri o verdadeiro sentido da vida”, foi uma das frases da mensagem.  O Curso para Gestantes em Itaí ocorre nas segundas, quartas e sextas, na Casa da Criança Maria Cristina de Melo Duarte.   (Da Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas