Itaí: SAMU inicia atividades na festa do peão; primeiro socorro foi justamente de um peão

Primeiro Atendimento do SAMUO SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Itaí entrou oficialmente em operação na quinta-feira passada, 8, quando foi apresentado pelo prefeito Dr. Pascoal, durante uma festa de peão, e a sua primeira ação de socorro foi justamente nessa festa, quando um peão caiu do touro e foi atingido na cabeça. Durante o evento, o prefeito Dr. Paschoal disse ao público que a finalidade de mais esta melhoria

na saúde pública é salvar muitas vidas. “Todos serão servidos por esta equipe que estará à disposição 24 horas por dia, todos os dias, para dar atendimento rápido e com eficiência”, disse.

Dr. Paschoal entrega a ambulância do SAMUDr. Paschoal, D. Laodicéia, Secretário da Saúde Tany e Vereador Isaías com a equipe do SAMUPrimeiro Atendimento do SAMUSamu_Itaí

Localizada na Rua Egídio Gesualdi 1.592, na Vila Florentino Dognani, a base local integra o SAMU Regional Vale do Jurumirim. Cinco condutores, seis enfermeiros e uma equipe de médicos compõem o grupo de plantonistas, informa a enfermeira gerente de base, Beatriz Ferreira Moura.  Ela explica que o serviço deve ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.

A ligação para o SAMU é atendida pela Central de Regulação Médica de Urgências, que fica em Avaré. As conversas são todas gravadas, por intermédio de um sistema computadorizado de armazenamento. Beatriz, a gerente de base, elogia os profissionais à disposição para atuação local. “Estamos muito animados, a equipe de Itaí é uma das melhores e seus componentes estão todos aptos e treinados”, afirma.

Selecionada através de concurso, a itaiense Talita Tahan é uma das novas enfermeiras do SAMU. Ela comenta que não via a hora de começar a trabalhar, principalmente porque a região vem registrando acidentes graves. Com a interferência do SAMU Talita acredita que vidas serão poupadas e entre as vítimas as sequelas dos traumas podem ser menores.

Entre o público, a chegada do SAMU também é recebida com positivismo. “É mais um benefício trazido para a população de Itaí, que merece tudo de bom e melhor”, disse o repositor Lincon Aparecido da Silva. A trabalhadora doméstica Vanilde Vieira dos Santos acredita que o SAMU salvará muitas vidas. A dona-de-casa Zenaide Aparecida Correa comentou que já viu o SAMU em outras cidades e espera que em Itaí o serviço também dê certo. “Todo meio de saúde para ajudar o povo é bom”, acrescentou.

Para a camareira Leofrancis de Lima, a instalação do SAMU foi uma surpresa boa. “Nossa cidade está avançando, teremos um atendimento de urgência não só na rodovia, mas também dentro da cidade”, comenta. O menino Ademar da Silva Júnior gostou do uniforme e da viatura de suporte avançado do SAMU. “Gostaria que eles (equipe) fossem em minha escola fazer uma palestra”, disse.

Presente no lançamento do serviço, o médico responsável pela gerência regional do SAMU, Rodrigo Macarielli, também não escondeu a satisfação com o início das operações. “Depois de muito trabalho conseguimos trazer um serviço especializado para uma região que precisava muito”, disse ele. Conforme Macarielli, a expectativa é oferecer um atendimento pré-hospitalar de qualidade para todos que necessitarem. Na oportunidade ele enalteceu o empenho do chefe do Executivo para instalação do SAMU em Itaí.

“Agradecemos o prefeito, Dr. Paschoal, que como médico sabe da importância desse serviço e não mediu esforços para que o SAMU fosse uma realidade no município”, evidenciou Macarielli. Silvana Gonçalves, da Secretaria Municipal de Saúde, parabeniza Itaí pelo início das ações do SAMU e informa que a primeira ocorrência aconteceu logo após o lançamento do serviço, na noite de quinta-feira (8), quando um peão de rodeio caiu do touro e foi atingido na cabeça. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar do SAMU, foi levado à Santa Casa e passa bem. (Com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaí)

Notícias relacionadas