Itaí: secretário Arnaldo Jardim inaugura agroindústria para agricultura familiar

 

Na manhã desta segunda-feira (02), o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim inaugurou em Itaí-SP uma estrutura para classificação de produtos hortifrutigranjeiros, projeto Micro Bacias II, com o objetivo de melhor atender a agricultura familiar no município.

Essa unidade, construída através de parcerias estado, município e a Associação de Agricultores Familiares de Itai – Agrifai, recebeu investimento de mais de R$ 435 mil do Microbacia II . Ela foi dotada de condições que gerarão agregação de valor no produto final, profissionalização de comercialização e acesso ao mercado.

Nessa cerimônia estiveram presentes também Reinaldo Paulo dos Santos (presidente da Agrifai), Sonia Nunes (delegada federal do MDA em SP), o delegado de Polícia e vereador Luiz Fernando Rotelli e demais vereadores, Maurício Medeiros (coordenador municipal de Agricultura), Zilah Heloisa de Oliveira Lara (secretária de Educação), Elizeu Aires de Melo (diretor da CATI Avaré), os prefeitos Thiago dos Santos Michellim (Itaí), o vice-prefeito Bruno José Dainese Jr, , José Roberto Santinoni Veiga “Betinho” (Coronel Macedo, Antonio Nakagawa (Paranapanema), José Carlos do Nute Rodrigues (ex-prefeito de Itaporanga e atual assessor do deputado David Zaia), o presidente da Câmara de Itaporanga Jorge Marcelo Camargo, Keji Narita (secretário de Agricultura de Itaporanga) José Benedito Neto (secretário de agricultura de Coronel Macedo) e o deputado estadual Edson Giriboni.

Em sua fala, o secretário Arnaldo Jardim fez uma saudação especial à itaiense Sonia Nunes (delegada federal do MDA no Estado de SP), responsável por implementar projetos do Governo Federal para a Agricultura Familiar, “coisa que ela faz com muito amor. Eu valorizo muito isso”.

Em seguida falou do projeto Microbacia II, que estava sendo inaugurado, bancado pelo governo através de convênio com o Banco Mundial.

Disse que o programa encontra outras sintonias com prioridades no setor de agricultura, e que por recomendação do governador Geraldo Alckmin ampliará as facilidades e citou a Fazenda Ataliba Leonel, que passará a produzir sementes de forrageiras para a pecuária de leite, que emprega muita gente.

Sobre mais benefícios, irá trazer programa de sanidade para agricultura familiar que era um benefício só para as grandes propriedades rurais. Vai instituir esse novo programa também para os pequenos produtores.

“Longo vida a Agrifai. Dou um conselho, ou melhor, faço um pedido: mantenham a unidade. E há um segredo, vocês não podem se dividir por pequenas diferenças. Vocês precisam ter sabedoria para descobrir o ponto de união e cuidar dele, para não deixar a associação enfraquecer.

PEDIDOS DO PREFEITO – Arnaldo Jardim falou sobre os dois pedidos formulados pelo prefeito Thiago Michellin, tratando exclusivamente de melhorias das estradas rurais do município, que tem uma malha de 1.600 quilômetros.
Sobre isso, o secretário Jardim assegurou que vai auxiliar o prefeito itaiense a resolver o problema, liberando um recurso de R$ 500 mil para benfeitorias na estrada vicinal dos Bairros Santa Terezinha e Mineiros.

E sobre o Melhor Caminho, para a estrada do Bairro Laranjal, o secretário explicou que não será fácil, mas que irá pedir para que a Codasp faça um levantamento, e que a Assembleia Paulista aprove um projeto de reforço orçamentário para a mesma Codasp, no sentido de que essa passe a ter condições para atender essa e outras demandas relacionadas a melhorias das estradas rurais paulistas. “Vamos precisar da ajuda do deputado Giriboni nessa aprovação”, brincou o secretário.

“Acreditamos que depois disso possamos incluir este pedido de Itaí para o ano que vem”, observou o secretário.

GOVERNO ALCKMIN – Arnaldo Jardim aproveitou a ocasião para destacar a boa gestão do estado de São Paulo diante da crise. “Temos o privilégio de ter o governador Geraldo Alckmin que com firmeza enfrentou os momentos mais agudos da crise brasileira e equilibrou os recursos. Depois de 8 semestres difíceis, com 14 milhões de desempregados, no ano passado, pela primeira vez tivemos um saldo positivo de 120 mil novos empregos, sendo 60% desses no setor agropecuário, e que desses, 70% foram gerados no Estado de São Paulo, através da política de apoios e incentivos empreendidos pelo governo Alckmin”, finalizou.

Notícias relacionadas