Itaí: tromba d’água provocou estragos e causou uma morte

Asfalto danificado na avenida Sto AntoniostoriesFoto_vdeo_G1_Jeferson Henrique de Souza_2Na manhã do sábado, dia 15, a cidade foi atingida por nova tromba d’água que voltou a provocar estragos materiais e desta vez causou a morte do Jeferson Rodrigues de Souza, 18, que foi levado pela enxurrada próximo ao Lago da Vila Capitão Cesário. Ele tentou passar de

bicicleta pelo ponto alagado e acabou caindo e arrastado para o Ribeirão Carrapatos que deságua na Represa Jurumirim.

Essa chuva, de grande intensidade passou dos 100 milímetros em pouco mais de duas horas e lembrou a do mês de março deste ano,  que derrubou casas e levou quadras de ruas inteiras de pavimentação nas proximidades do Ribeirão Lageadinho. De acordo com a prefeitura, dessa vez o estrago material foi bem menor devido a obras de canalização que acontecem no leito do ribeirão. O projeto estabelecido pela administração municipal visa acabar de vez com o dilema dos moradores na região. 

Na segunda-feira, dia 17, vereadores do município conversaram com engenheiros da prefeitura e com os da construtora responsável pela obra de canalização, que está em andamento no Ribeirão Lageadinho.

Os engenheiros responderam as perguntas dos vereadores e colocaram pontos de vista técnicos para ilustrar as explicações sobre o andamento da obra, que se encontra atrasada devido a complicações, como rochas que apareceram no leito do referido ribeirão e também contratempos causados pelas adutoras da Sabesp e postes da companhia de Força e Luz.

“O prefeito Luis Carlos Paschoal foi o único da história a arregaçar as mangas e encarar o problema de frente, porque outros que ocuparam o cargo costumavam correr atrás de recursos, mas apenas maquiavam os estragos com pequenos consertos. A obra em andamento irá mudar o cenário das enchentes no Ribeirão Lageadinho e vai custar mais de dois milhões de reais, que a princípio tinha previsão de ajuda financeira do Governo do Estado, através da Defesa Civil, mas que até agora está sendo bancado inteiramente somente com recursos próprios da Prefeitura de Itaí”, explicou a assessoria.  

Segundo ela, a canalização do Ribeirão Lageadinho é apenas a primeira etapa das melhorias programadas pela Prefeitura de Itaí e em um segundo momento serão realizadas obras para construção de um lago na extensão da rua Professora Delfina Silveira Melo popularmente conhecida como (Rua da Horta)  e de caixas secas para conter o excesso das águas pluviais naquela região.  (Com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaí)

Notícias relacionadas