Itapeva: Caravana da Saúde atende Kantian neste sábado

Por Juliana Oliveira – O mutirão "Caravana da Saúde" estará neste sábado, 12, no Bairro Kantian. A população dessa localidade contará com atendimentos médico e odontológico, corte de cabelo, atendimento jurídico e lazer e educação para as crianças. Leia também: de 15 a 19 de maio, Itapeva realizará Curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Caravana da Saúde no Kantian

Neste sábado, dia 12 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Neuza Maria da Silveira Camargo, no Bairro Kantian, o mutirão “Caravana da Saúde”. Serão oferecidos atendimentos médicos, de enfermagem, palestras educativas, entre outros, que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Durante o mutirão será possível passar por consultas com  médico, psicólogo, dentista, fisioterapeuta, massaterapeuta, nutricionista, entre outros profissionais da área de saúde. Também haverá testes de HIV, papanicolau, vacinas e orientação das vigilências sanitária e ambiental.

Quem comparecer ao evento vai poder ainda cortar cabelo, obter documentos, receber atendimento jurídico e para quem tem criança em casa, a Caravana da Saúde é uma excelente opção de lazer e educação.

Os atendimentos são abertos para todas as faixas etárias, sejam idosos ou crianças, no período das 9h às 16h. Todos esses serviços de saúde são totalmente gratuitos.

A equipe médica é coordenada pela médica Cíntia Albuquerque Zambianco. Segundo ela, o grande diferencial da Caravana da Saúde é o acesso fácil da população. Assim, os profissionais da rede pública têm mais condições de diagnosticar um problema que inicialmente pode ser, aparentemente, sem gravidade, mas que no futuro pode trazer complicações.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Itapeva, Marco André Ferreira D’Oliveira, o principal objetivo é apresentar às pessoas condições para que adotem uma vida saudável, para que mantenham hábitos de promoção e proteção à sua saúde. Além disso, todas as pessoas que precisam de cuidados especiais têm acesso ao atendimento. “É o caso de pessoas que têm pressão alta e ainda não seguem um tratamento específico. O nosso foco é, sem dúvida, a prevenção e promoção da saúde dessas famílias”, destaca o secretário.


 

 

Itapeva realizará  curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) inicia na próxima semana o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. O curso será na modalidade EAD (Ensino a distância) com quatro encontros presenciais, sendo que o primeiro encontro será na próxima semana, de 15 a 19 de maio. O curso de especialização irá qualificar profissionais da rede pública da região de abrangência do CEREST de Itapeva que irão incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde.

Para a realização, a Prefeitura conta com a parceria de órgãos como o Ministério da Saúde, Centro de Vigilância Sanitária Estadual,  Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (RENAST) através do CEREST.

Segundo a Gerente do CEREST Itapeva, Luciana Gimenez Raffa Gonçalves, o curso vai mostrar aos alunos como solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

Foram convidados a participar do curso profissionais que atuam pela saúde do trabalhador e que estão vinculados às Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental dos 15 municípios de abrangência do CEREST. Também irão participar profissionais e gestores vinculados à Atenção Básica, com ênfase no Programa Saúde da Família (PSF), profissionais vinculados aos setores de planejamento, avaliação e controle do SUS, indicados pelas prefeituras e Santas Casas. Foram ainda convidados profissionais do GVE (Diretoria Regional de Vigilância Epidemiológica) e GVS (Diretoria Regional de Vigilância Sanitária). Ao todo são 66 alunos.

Teremos um amplo quadro de atividades nesta primeira semana presencial, contando com profissionais renomados na área, tutores do curso e apresentação da plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), diz Luciana.

O secretário municipal de Saúde de Itapeva, Marco Andre Ferreira D’Oliveira diz que a realização do curso é uma satisfação para o poder público municipal. “Queremos que esses profissionais de Saúde reconheçam as condições agressivas à saúde do trabalhador e possam intervir, fazendo também a prevenção e a promoção à saúde do trabalhador”, diz o secretário.

Serviço:
Curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
Data: De 15 a 19 de maio de 2012
Local: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior (Escola de Minas)
Mais informações: Cerest (15 – 3521-7376)

Notícias relacionadas