Itapeva comemora o centenário da Escola Acácio Piedade

Escola Acácio Piedade_Itapeva_SPAlunas declamaram poesia em homenagem ao patrono da escolaConstruída começo do século XX  no coração da cidade, a escola contribuiu  para a formação de quadros importantes da nossa história ao longo de um século – Dando início às comemorações do centenário de fundação da

escola “Coronel Acácio Piedade”, em Itapeva, alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram na manhã desta quarta-feira (24) de uma palestra com a historiadora e professora Sílvia Corrêa Marques, bisneta do patrono da escola e que até hoje é considerado um dos homens mais influentes da região sul do Estado no começo do século XX.
   
Construída no coração da cidade, ao longo de um século a escola contribuiu para a formação de quadros importantes da nossa história. Naquela instituição, formaram-se futuros artistas, arquitetos, prefeitos, vereadores, juízes e muitas outras pessoas que se destacaram em diversas áreas, inclusive no cenário nacional.
   
ARTESeminarioHistoriadeItapevaA história de vida do coronel Acácio Piedade está diretamente associada ao papel que a escola vem tendo ao longo de 100 anos de história. Nascido na Faxina (antigo nome de Itapeva), em 7 de outubro de 1875, Acácio Piedade desde jovem mostrou aptidão para a política e foi fundamental para a construção do Grupo Escolar da Faxina, que anos mais tarde levaria o seu nome.
   
“A vida pública foi seu destino. O jovem Acácio, o primeiro tabelião de Itapeva, foi advogado e por várias legislaturas exerceu mandato de vereador e presidente da Câmara, além de prefeito municipal. Mais tarde tornou-se deputado estadual, de maneira que a natureza política sempre esteve em seu sangue”, explica a historiadora.
   
Segunda ela, a atuação do coronel era tão ampla que ele angariou fundos para construir um prédio escolar de grande porte, cujo projeto, em menor proporção, também foi levado adiante na vizinha cidade de Itararé, a escola “Tomé Teixeira”. Foi também responsável por importantes obras como a pavimentação de várias ruas, a rede de saneamento básico, entre outras. “Por isso pode ser chamado como um grande arquiteto do desenvolvimento da cidade na primeira metade do século XX”, acrescenta.
   
Assassinado com um tiro de carabina no dia 25 de outubro de 1917, a figura do coronel Acácio Piedade deixa um grande legado, e, graças à sua atuação, passou a ser o maior representante da região nas duas primeiras décadas do século passado.
   
E como parte das comemorações do centenário de fundação da escola, a direção do “Acácio Piedade”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapeva,  quer promover ao longo de 2013 uma série de atividades artísticas e culturais, entre elas uma grande cavalgada para resgatar a história do tropeirismo em Itapeva e região. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas