Itapeva comemora o Dia do Agricultor

Foi comemorado nesta quinta-feira, 28 de julho, o Dia do Agricultor e, para homenagear os profissionais da área, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da região de Itapeva promoveu um dia especial, que contou com palestras e debate entre os agricultores e autoridades públicas locais. 

Ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo de La Rua, o prefeito de Itapeva Luiz Cavani prestigiou o evento. 

Cavani falou sobre as ações desenvolvidas no município pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Desde 2005, a Prefeitura de Itapeva realiza um amplo trabalho com foco no desenvolvimento de associações de produtores. Segundo Cavani, a união dos produtores de forma oficializada fortalece seu poder de negociação dos seus produtos. 
 

O prefeito falou ainda sobre o programa de descentralização das máquinas agrícolas, onde cada um dos três distritos (Areia Branca, Guarizinho e Alto da Brancal) vai receber uma patrulha composta por uma patrol, uma retroescavadeira, caminhão, carro de apoio, veículo da Guarda Municipal e uma ambulância. 

A Prefeitura também ampliou seu quadro de profissionais ligados à área agrícola para garantir mais assessoria aos produtores. Hoje existem cerca de 500 agricultores itapevenses participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, com renda total de até R$ 15 milhões ao ano. Dentro do programa voltado ao melhoramento da qualidade do leite, a administração pública instalou 12 tanques de resfriamento de leite em bairros da zona rural, num investimento de R$ 170 mil.

Luiz Cavani citou outras ações recentemente desenvolvidas pela melhoria da qualidade de vida na zona rural, como a instalação de energia elétrica, saneamento básico rural e habitação. “Temos milhares de agricultores que precisam de apoio e apoiá-los esse é o nosso papel e nosso trabalho”, disse o prefeito.


O produtor rural José Carlos Santos, do Bairro do Colégio, na região da Areia Branca, concordou com o prefeito e disse que hoje é possível detectar os investimentos no setor agrícola. Ele destacou que é preciso permanecer nesse objetivo, já que o êxodo rural é uma ameaça à economia agrícola do município.

O presidente da Câmara, Paulo de La Rua, falou do orgulho que a cidade tem pela sua zona rural. Ele destaca que o motor propulsor da economia itapevense vem da agricultura e é por isso que esses profissionais merecem muita valorização. 

O evento também contou com a presença do diretor da Cati Regional de Itapeva, Edmar Neves, do engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, do secretário municipal de Administração e Finanças de Itapeva, Adelço Bührer Júnior e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, João Luiz de Oliveira Ravaglia.

Palestra – Os agricultores presentes assistiram a palestra “Empreendedorismo”, ministrada por Maria Violeta Luebke, do Sebrae-SP. No final do encontro, todos participaram de uma confraternização oferecida pela Cati Regional de Itapeva. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapeva)
 

 

Notícias relacionadas