Itapeva comemora semana do Pau Brasil

Itapeva_pau_brasilInstituto Planeta Terra realizou programação especial com a presença de secretários municipais – Foi realizada nesta semana em Itapeva a 10ª edição da Semana da Árvore Pau-brasil, cujo tema deste ano foi "Pau Brasil principal imagem de representação através da natureza do Brasil". Para sensibilizar a comunidade sobre a importância da arborização para a

qualidade de vida, o Instituto Planeta Terra, realizou uma programação especial, que contou com a presença do secretário de Governo e Negócios Jurídicos de Itapeva, Jamil Rodrigues de Siqueira e do secretário municipal de Obras, Serviços, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Júnior Zacharias.
   
Na segunda-feira (06) aconteceu o plantio de uma muda da árvore Pau-brasil, na EMEF Professor Manoel Yukito Kitamura, localizada no Bairro das Pedrinhas, em Taquarivai/SP. Os alunos da Unidade de Ensino ouviram atentamente a historia do pau-brasil, no período colonial. Foi também plantada uma muda de Pau-brasil que foi batizada de Manoel Yukito Brasil.
   
Na terça Feira (07), o cerimonial de plantio teve uma encenação do nascimento da muda e os alunos do Recanto do Menor participaram ativamente da encenação, junto com os funcionários e pacientes do PSF da Vila São Miguel. O Pau-brasil foi batizado de Miguelzinho Brasil.
   
Na quarta Feira (08), a Semana do Pau-brasil continuou promovendo atividades de plantio no PSF do Parque São Jorge, os alunos da E.M Leonor Cerdeira e funcionário e pacientes do PSF do Parque São Jorge participaram ativamente do cerimonial. Os alunos Tereza Gabrielle de Oliveira e Luís Fernando de Lima Gouveia representaram os pais da árvore.
   
No dia 09, no PSF da Agrovila 1, foi plantada uma muda de Pau-brasil que foi batizado com o nome de: Terezinha Montoro Brasil. No dia 10, no PSF da Vila Aparecida, as atividades de conscientização tiveram a participação dos alunos da E.M. Prof.ªIvis Piedade Marques e pacientes e funcionários  do PSF da Vila Aparecida, que plantaram uma muda de um Pau-brasil que foi batizado com o nome de Ivis Piedade Brasil.

ENCERRAMENTO.  O encerramento da Semana Nacional do pau-brasil aconteceu no dia 10, no Agrupamento do Corpo de Bombeiros da Região de Itapeva, onde aconteceu o cerimonial de nascimento da pequena muda de árvore de Pau-brasil, que foi batizado com o nome de Leonor Cerdeira Brasil. A registrada é filha dos alunos e alunas da E.M. Leonor Cerdeira e dos Militares e Funcionários do Corpo de Bombeiros da Região de Itapeva/SP.
   
O 2º Sargento Sandro Martinelli, bombeiro do Agrupamento, jurou ser o Guardião daquela árvore e se comprometeu cuidar dela durante o seu crescimento regando todos os dias. Foram padrinhos e madrinhas da pequena árvore, Irenice A. P. Camargo, Izabelle Ap. de S. Rinaldi, Vera Lucia Boni Rolim, Poliana Tortelli Tomitan, Denize Barbosa Carvalho, Isabel Cristina Martins, 1º Sarg. Hélio Barbosa de Almeida, 1º Sarg. João Carlos da Silva, 2º Sarg. Wilson dos Santos Sobrinho, Cabo Lauro Antônio Falconi Junior, BCM Clodoaldo Rodrigues, SD. Juan Carlos de Oliveira, SD. Dennis Isauro de O. Lopes, SD. Donizeti Ap. de Oliveira, SD. Lincoln Ribeiro da S. Santos, SD Temporário Anderson Guilherme da Silva, BCM Luiz Carlos dos Santos, Márcia Regina Beltrame Lapenna, Hoeslem França Ubaldo, Celia Pontes Pedroso Moraes (Coordenadora da Sala Verde), Paulo Roberto Saponga de Oliveira (Coordenador do Evento). Participaram do cerimonial de encerramento o 1º Tenente e comandante do Agrupamento de Bombeiros Marcio de Lima Renó, além dos secretários Júnior Zacharias e Jamil Rodrigues de Siqueira.
   
Foram parceiros do evento a Sabesp, Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Itapeva e Juizado Especial Civel Pequenas Causas da Comarca de Itapeva/SP. As mudas de Pau-brasil foram doadas pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI de Itaberá. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas