Itapeva: Deficientes visuais do Ceapem visitam Museu do Futebol

Vinte e quatro alunos do Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar (Ceapem) de Itapeva visitaram terça-feira(9) o Museu do Futebol em São Paulo. Instalado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, o museu apresenta a exposição Olhar com outro Olhar,

 que aproxima as diferenças e mostra que deficientes visuais, auditivos ou físicos têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. 

Antes da viagem, o dia mal havia começado e todos já estavam no ponto de partida. Prontos para viajar. 


Acompanhados de funcionários do Ceapem ou familiares, a maioria nunca havia viajado. Alguns, porém, já conheciam a estrada. Mas todos estavam ansiosos. Muito ansiosos.

No caminho, muita animação. Ao som da viola, tocada por Guilherme Mota, os alunos cantaram e só não dançaram porque o espaço era limitado. Com as janelas abertas sentiram o vento no rosto e a sensação de liberdade.

Já no museu, a vivacidade permaneceu. Todos conheceram as mais variadas formas de ver e compreender o Futebol. Curiosos ouviram e viram com as mãos toda a exposição, além de aprender um pouco mais sobre a história do Futebol, em especial o futebol de 5, esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual.

Para os alunos, a experiência foi indescritível. Muitos não tinham sequer noção do campo de futebol. Outros, como Pedro, que há 18 anos perdeu a visão, relembraram através do toque onde acontece a paixão nacional. “Foi um passeio muito bom, agradável e incentivador. Fiquei até com vontade de voltar a jogar bola. E pensando nisso, acredito que temos potencial suficiente para montarmos um time e disputar o futebol de 5”, finalizou. (Alene Santos, da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação de Itapeva)
 

Notícias relacionadas