Itapeva faz trabalho de Educação no Trânsito

Alunos aprendem as regras do trânsitoTeve início no ultimo domingo, dia 18 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. Nesse período, todo o país debate ações que visam diminuir os índices de acidentes e proporcionar um trânsito mais seguro e com mais educação. Em Itapeva, a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa

Social, responsável pelos os projetos voltados à sinalização de trânsito e pela fiscalização por meio dos Agentes de Trânsito e da Policia Militar, tem outra  ferramenta importante utilizada que  é a educação para o trânsito.

Desde 2008, o Programa Educar para o Trânsito leva informações e orientações através de palestras em salas de aula. Os alunos também têm acesso a uma pista de 250m² que conta com sinalização vertical, horizontal e semafórica. O objetivo é fazer com que as crianças saibam, na prática, com se comportar ao se deparar com estas sinalizações no dia e levando aos pais como se comportar no trânsito.

Desde que teve início, o programa já orientou mais de oito mil alunos da quarta série da Rede Pública, além de mais de 800 crianças participantes do Programa Caravana da Saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O Educar para o Trânsito também percorre Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e vários outros eventos educativos realizados no município.

Além deste projeto, o Demutran realiza vários outros trabalhos no intuito de educar as crianças. Através do projeto Bem Te Vi, do Detran SP, foram realizadas palestras nas escolas de Ensino Fundamental, nas redes pública e particular. Nessa ação, mais de 12 mil alunos foram orientados.

Com os motoristas, o Demutran realiza palestras, especialmente durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), reunião de associações ou representantes de classes e Conselhos Municipais. Também são feitas a distribuição e a divulgação de material informativo como folders, panfletos, faixas, paineis outdoor e reportagens dirigidas.

Segundo o diretor do Demutran, Luciano José Barbarotti, dentre os principais objetivos, está a conscientização da população em como se comportar diante do trânsito, seja como motorista, ou como pedestre. “Mostramos as formas de prevenção, visando a redução do número de mortes e acidentes no trânsito”, diz ele. “Com este trabalho, o Demutran vem trabalhando com os três pilares para um trânsito melhor. Os pilares fundamentais são a sinalização, com placas, semáforos e pinturas, a fiscalização e a educação no trânsito”, conclui o diretor. (Da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas