Itapeva ganha mais 300 casas para transferir moradores de áreas de risco

Os recursos são da Secretaria Estadual da Habitação para transferir famílias que vivem em áreas de risco para um local seguro. O compromisso foi firmado entre o secretário estadual de Habitação, Sílvio França Torres, o prefeito Luiz Cavani e o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari (PV) na sede da Secretaria em São Paulo. O acordo envolve a construção de…

300 casas para famílias que vivem em área de risco em Itapeva. “Esse é um programa prioritário do governo do estado. É importante ressaltar também a competência da prefeitura em fazer essas obras via administração direta. São obras que além de acabarem sendo mais baratas para o poder público, distribuem recursos nas regiões, geram emprego nos municípios”, afirmou o secretário. Também participaram da audiência, o secretário municipal de Obras, Francisco Vasconcelos de Araújo, o presidente da Câmara de Itapeva, Paulo De La Rua, o chefe de gabinete do deputado, Oséas Campolim e técnicos da secretaria.


Para o prefeito Luz Cavani, três fatores contribuíram para que a Secretaria da Habitação autorizasse a construção de novas casas. Primeiro, o município tem equipe técnica preparada para construir as residências. Depois, a presença do deputado Dr. Ulysses como um canal político na Assembleia. Por último, o fato do secretário Silvio Torres já ter sido prefeito e dessa forma, conhece as dificuldades que as cidades enfrentam. 

O deputado Dr. Ulysses também destaca um ponto importante para que o compromisso tenha sido firmado. “Nós contamos com a credibilidade, com a respeitabilidade que o prefeito Luiz Cavani tem; isso é muito importante”, concluiu o parlamentar.

O sudoeste paulista é uma das regiões do estado que tem o índice de desenvolvimento humano (IDH Itapeva: 0,745 / IDH Estado: 0,833) mais baixo, por isso, segundo o secretário, ele é um alvo prioritário do governador Geraldo Alckmin. Ele também falou da importância do Dr. Ulysses como representante da região no parlamento estadual. “É uma pessoa muito séria, muito comprometida. Eu acho que vai ajudar muito a região de Itapeva com o seu trabalho. Tem uma ótima relação com o governador e com o todo o governo”, finalizou Sílvio Torres.

Para o Dr. Ulysses, o papel principal do deputado é o de representar bem a população. ”Trazer para os secretários todos os problemas da região e na medida do possível procurar resolvê-los”, disse. 

As 300 moradias serão construídas no Jardim Kantian e as obras devem começar até o início de 2012. Antes, uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) irá avaliar da área doada pela prefeitura para a construção das casas. O projeto técnico será apresentado e só depois de aprovado, começam as obras. Segundo o prefeito, as novas residências vão zerar o déficit habitacional para pessoas que vivem em áreas de risco em Itapeva.

Outros dois projetos habitacionais, que envolvem a construção de mais 362 unidades, estão em andamento. Um é o conjunto habitacional “Itapeva F” com 212 moradias próximas ao Jardim Virgínia. As obras já começaram.

O outro é o “Itapeva G” com 150 residências que devem ser construídas na área hoje ocupada pela pista de Motocross. O terreno já foi inspecionado pelo CDHU e a proposta da companhia para o local é a de construir prédios ao invés de casas. Mas, ainda não houve consenso sobre este parecer. “Por uma questão cultural, em Itapeva, nós não estamos habituados com esse tipo de moradia. Por isso não concordamos. Nós estamos nesse diálogo para chegar a um denominador comum”, explicou o prefeito Cavani. (Da Assessoria de Imprensa deputado Dr. Ulysses Tassinari)
 

Notícias relacionadas