Itapeva ganha mais uma Escola de Educação Infantil

A Prefeitura de Itapeva assinou convênio dentro do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) para a construção de mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). Será a 19ª unidade do município. Itapeva está entre as 419 cidades brasileiras que vão receber o benefício, que prevê ainda a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Professor Newton de Moura Müzel. 


A assinatura aconteceu no Palácio do Planalto na quinta-feira, dia 24 de março e contou com a presença do prefeito de Itapeva Luiz Cavani, da secretária municipal de Educação Selma do Carmo Bührer Cravo, do secretário municipal de Administração e Finanças, Adelço Bührer Júnior, da presidenta da República, Dilma Roussef e do vice-presidente Michel Temer. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o governo federal vai repassar R$ 490 mil para a quadra poliesportiva e mais R$ 620 mil para a escola, que será construída no Jardim Brasil. A contrapartida do município ainda não foi definida.

A partir do recebimento do dinheiro, que sai do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prefeitura tem um ano e meio para executar as obras. A Emei terá área construída de 564 metros quadrados. Para ser contemplada, a Prefeitura precisou apresentar um estudo de demanda para atendimento de crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos naquele bairro. 

Além disso, o terreno oferecido precisou comprovar condições adequadas de acesso. “Precisamos também elaborar o Plano de Ações Articuladas e preenchimento do Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Educação)”, conta Heloísa Valério Moreira, diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Itapeva.

Ainda de acordo com a diretora, a Prefeitura de Itapeva também contou com o trabalho articulado de outras secretarias, como a de Obras e a de Administração e Finanças para garantir o benefício. 

 
Emei – A Emei do Jardim Brasil vai atender até 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas, uma sala de informática, cozinha, refeitório e pátio coberto, entre outros ambientes. Para o prefeito Luiz Cavani, que desde seu primeiro mandato tem mantido uma política educacional, essa assinatura vem ao encontro dos objetivos da administração pública de Itapeva. “Cuidar dessas crianças aproximando-as da Educação, estimulando-as e garantindo uma alimentação de qualidade é trabalhar para que no futuro Itapeva tenha melhores índices de desenvolvimento em todas as áreas”, diz. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

 
 

Notícias relacionadas