Itapeva homenageia catadores de recicláveis

Subscrita por todos os vereadores foi aprovada em plenário Moção de Aplauso pelo Dia do Catador de Material Reciclável, a esses brilhantes profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de nosso país e atuam em defesa do meio ambiente.  A Moção foi encaminhada à Coamari – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itapeva. No dia 07 de junho foi comemorado o Dia do Catador de Material Reciclável, um profissional que atua em um setor de grande relevância social e…

ambiental, um serviço público dos mais importantes, mas que na maioria das vezes não recebe o devido valor e reconhecimento. Essas pessoas têm a cada dia contribuído para dar uma nova cara para o município, ajudando em muito na questão ambiental.

Nos últimos anos aumentou o número de profissionais que atuam no setor de coleta de material reciclável, através de cooperativas e associações que buscam  conquistar o reconhecimento  de seu trabalho pelos governos e comunidades locais. Essas experiências têm se demonstrado alternativas viáveis de inserção sócio-econômica, pois têm como princípio básico o resgate da cidadania desses trabalhadores por meio da promoção de sua qualificação profissional e da implantação de infra-estrutura digna de trabalho que lhes garanta sustentabilidade econômica. 

Apesar de alguns avanços, a situação ainda é crítica em relação à geração, coleta e destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). De acordo com pesquisa divulgada no mês de maio pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o País gerou mais de 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2009, crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior. 

No cenário atual, 43% do total de resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil, que representam quase 22 milhões de toneladas, ainda são dispostos de forma inadequada, em aterros controlados ou lixões, que não garantem a devida proteção ambiental. Sabe-se ainda que no Brasil 50% do lixo é composto por materiais que podem ser reutilizados ou reciclados, o que significa renda e trabalho para mais de 800 mil brasileiros.


Dessa forma, reconhecendo o valor da atuação dessa categoria de profissionais em nosso município, que visa beneficiar  o meio ambiente e a vida em sociedade, os vereadores consignaram em Ata Moção de Aplauso pelo Dia do Catador de Material Reciclável. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).

 

 

Notícias relacionadas