Itapeva inaugura Emei no Jardim Kantian

DSC_0217 DSC_0402Luiz Cavani com a família da professora NeusaPúblico presente

O sol da tarde de sexta-feira, 16 de setembro, brilhou e abrilhantou ainda mais a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Profa. Neusa Maria da Silveira Camargo, no Jardim Kantian.Os pais e a comunidade, que lotaram as cadeiras e a rua de fronte a escola para prestigiar a solenidade, deixaram a festa ainda mais bonita.

Brinquedoteca3CozinhaDespensaDireçãoEspaço externo1Espaço externo2Espaço externo3Espaço externo4Funcionários da EMEIDSC_0210

O local, um antigo matadouro, todo depredado e coberto pelo mato, deu lugar a um prédio novo, lindo, todo reformado e com acesso asfaltado.No total, a nova Emei possui quatro salas (que buscam outra geometria) destinadas ao Berçário II, Maternal I e II e Pré I e II, cozinha, banheiros, refeitório, lactário, solário, brinquedoteca, visores e portas de blindex, tanque de areia, secretaria, diretoria, lavanderia e um espaço externo vasto.

O prédio ainda foi readaptado com ações sustentáveis, tais como captação da água pluvial para reuso e vaso sanitário ecologicamente correto, que libera a quantidade de água necessária para cada necessidade fisiológica.

A unidade escolar conta com uma Vice-diretora, uma Coordenadora, três Professores, nove Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, três Merendeiras, três Auxiliares de Serviços Escolares e um Oficial Administrativo.
A Emei Neusa Maria da Silveira Camargo iniciou em caráter emergencial no dia 16 de outubro de 2008 para suprir as necessidades nutricionais das crianças residentes nesta comunidade e, até então, funcionava em um local improvisado.
Atualmente, 85 crianças, de zero a cinco anos, são atendidas pela unidade escolar.

Diversas autoridades, entre elas o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani e o deputado estadual, Dr. Ulysses; familiares da patronesse e muitos educadores de Itapeva também marcaram presença.

Durante a solenidade, alunos da Emei realizaram lindas apresentações e Luiz Cavani, Antonio Candido dos Santos, secretário municipal de dos transportes, serviços rurais e administrações regionais e Angela Oliveira, diretora de departamento de infraestrutura escolar foram homenageados pela secretária municipal de Educação, Selma Cravo pelo empenho e dedicação dado a obra.

Ainda, o representante da Associação de Moradores da Comunidade, Ademir da Silva, Sr Deniro como é conhecido, recebeu das mãos do prefeito, de forma simbólica, as chaves da Escola, como forma da municipalidade demonstrar o seu comprometimento com a qualidade do ensino e a promoção de ações.Além da inauguração do prédio, foi também inaugurado o espaço externo Horta, Pomar e Jardim Haru Izumi, professora in memória que fez parte desse sonho.
 
Em sua fala, Celma Desidera, diretora da Emei, foi sucinta. Emocionada, agradeceu a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram para a realização desse ideal. Selma Cravo, contou toda a luta do governo e da comunidade para a construção da nova unidade escolar e enfatizou que a Educação Infantil de Itapeva é referência no Estado.

Para Andrei Müzel, a inauguração da Emei é uma concretização do trabalho da Educação Infantil no município, a qual cresce sem nenhuma interrupção, seja em número, seja em qualidade.

Luiz Cavani ressaltou a força e a luta da comunidade, parabenizando-os pela garra e atitude e destacou que a nova EMEI irá dignificar e significar a todos, formando o futuro.

A Educação Infantil, hoje, em Itapeva, tem o reconhecimento de sua verdadeira importância, sendo considerada um direito da criança e parte integrante da educação básica.

Para a Prefeitura de Itapeva, a Educação Infantil é objeto de planejamento, legislação e políticas públicas educacionais, por isso os professores e profissionais recebem maior qualificação e legitimidade como profissionais da educação.

Professora Neusa

A professora Neusa Maria da Silveira Camargo foi filha de Nelson Pereira de Camargo e Lúcia Silveira Camargo. Suas tias Ovidia e Tereza Silveira Mello, foram as grandes responsáveis por sua formação religiosa e escolar.

Cursou seus estudos primários no antigo prédio da escola Zulmira de Oliveira. Já o ginásio, frequentou na escola Nicota Soares e veio a formar-se professora no Otávio Ferrari. Concluiu o curso de pedagogia na Faculdade de Itararé (Fafit).
Na zona urbana em Itapeva, lecionou no José Vasques Ferrari, Jose Lopes Fernandez, Leonor Cerdeira, Helio de Moraes e Tereza Silveira Mello.

Ser professora para Neusa era mais que profissão, era doação, fazer bem feito, incluir o marginalizado, amar sem reservas, plantar, regar e colher o fruto. Nenhum aluno poderia ser deixado para trás e a boa relação com os pais desses alunos, era a chave desse sucesso.

O trabalho era a prioridade de sua vida, em 2005 exercendo o cargo de diretora da Emei Mary Law Felipe, só parou quando não conseguiu mais lutar contra o câncer. ( Alene Santos, Fotos: Tamara Freitas)

Notícias relacionadas