Itapeva inaugura novas instalações de Escola de Música

A Escola Municipal de Formação Musical (EMFM) Prof. Hugo Belézia inaugurou suas novas instalações em Itapeva na noite de sexta-feira, dia 01 de abril. Em um novo prédio, a escola passa pela sua primeira grande reformulação desde que foi implantada, em junho de 2008, por iniciativa do prefeito Luiz Cavani.

Hoje são 300 alunos que buscam na música o seu passaporte para a democratização e acesso à cultura e o objetivo da Prefeitura de Itapeva é garantir espaço para muitos outros alunos. “Basta querer participar”, garante o secretário municipal de Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker.

O secretário, sua parceira nesse projeto, a secretária municipal de Educação de Itapeva, Selma do Carmo Bührer Cravo e o prefeito Luiz Cavani compuseram a mesa de autoridades, que contou ainda com o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari e com o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo de La Rua.

“Estamos orgulhosos”, disse Luiz Cavani, elogiando os professores, os alunos e seus pais e responsáveis. “Vamos continuar esse trabalho e vamos sempre buscar oferecer melhores condições para os profissionais e seus alunos”, disse, citando sua intenção de oferecer à Escola um prédio próprio. “Pelo progresso que essa escola demonstra, ela merece um prédio próprio”, concluiu.

Para o secretário Davidson Kaseker, o ensino de música representa uma contribuição imensurável aos alunos, beneficiando-os inclusive no seu desempenho escolar. “Qquer seja por aguçar a motivação na busca de conhecimento, quer seja por desenvolver a capacidade de concentração do aluno”, explica. “Além disso, representa uma atividade de lazer e de socialização que contribui para a sua formação como cidadão, bem como se apresenta como uma opção de profissionalização, dependendo da vocação e interesse de cada um”, diz Kaseker.

 

Saiba mais sobre a Escola de Música

Criada em 1986, por meio de uma lei municipal, a A EMFM Prof. Hugo Belézia funcionou em caráter experimental no início dos anos 90. A implantação em definitivo da escola aconteceu em 28 de junho de 2008, por iniciativa do prefeito Luiz Cavani.

O objetivo da EMFM Prof. Hugo Belezia é proporcionar formação musical a jovens instrumentistas, contribuindo para o seu desenvolvimento, além de disseminar a cultura musical na cidade, promover a democratização e o acesso à cultura, contribuindo para a formação de público.

Todos os estudantes itapevenses do ensino fundamental e médio, independente de pertencerem à rede municipal, estadual ou particular. As únicas exigências são que os alunos tenham mais de 10 anos e estejam frequentando regularmente a escola.

São oferecidos cursos de Piano, Teclado, Violão, Trompete, Trompa, Trombone, Bombardino, Tuba, Clarinete, Flauta e Percussão, abrangendo formação musical em três níveis – introdutório, fundamental e avançado – com duração total de seis anos, o que corresponde a uma formação própria de conservatório.

Os interessados devem comparecer à escola, localizada à Rua José Basílio de Araújo Ferraz, nº 50, Centro, no horário de expediente das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os alunos não têm nenhum custo e não precisam ter instrumentos próprios. Os interessados vão preencher uma ficha de inscrição e aguardar a chamada quando houver vagas disponíveis na modalidade escolhida. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação)
 
 

Notícias relacionadas