Itapeva inicia o curso Jovem Agricultor do Futuro de 2017

 
Teve início nesta segunda-feira (6), o curso Jovem Agricultor do Futuro, realizado anualmente pelo Sindicato Rural de Itapeva, por meio do Sistema Senar/SP e com parceria da Unesp e da Prefeitura de Itapeva. A aula inaugural aconteceu na Unesp, onde as aulas teóricas são ministradas. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Dagoberto Mariano César, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Marimar Guidorzi de Paula e do coordenador da Unesp, Ricardo Barreiros e os cerca de 30 alunos selecionados para fazer o curso.


Dagoberto Mariano falou da importância – e do desafio – que significa manter a população rural no campo, com qualidade de vida e gerando riquezas para o município. “Hoje o produtor rural precisa assumir uma nova postura, a postura de empreendedor e gerente do seu próprio negócio. É uma proposta inovadora e é exatamente por isso que acreditamos muito no sucesso do curso Jovem Agricultor do Futuro”, diz.
Para participar, os jovens devem frequentar a escola municipal ou estadual. Agricultura, sustentabilidade, informática, pecuária e gestão do agronegócio estão entre as disciplinas oferecidas. A aluna Vitória Domingues, de 15 anos, diz que espera do curso a chance de aperfeiçoar seus conhecimentos relacionados à cidadania. “Tenho grandes expectativas com o que vou aprender”.
E aprender faz parte de uma das orientações da secretária Marimar Guidorzi. Segundo ela, é preciso que os jovens conheçam desde cedo a importância de se planejar seu futuro. “Quando não se tem um projeto de vida, não se tem nada”, afirmou a engenheira agrônoma, que também cursou a faculdade de Administração de Empresas.
O coordenador da Unesp falou sobre os cursos oferecidos pela instituição no município, entre eles Engenharia Madeireira, capaz de oferecer aos profissionais oportunidades de trabalho na agroindústria, com o beneficiamento da madeira. Esse tema tem sido abordado frequentemente pelo presidente do Sindicato Rural, que vê na produção de bens de consumo solução para o desemprego na região Sudoeste Paulista.
O curso será realizado até novembro deste ano. Outras informações sobre o curso Jovem Agricultor do Futuro e outros cursos que são oferecidos gratuitamente aos produtores rurais e seus familiares podem ser obtidas no Sindicato Rural, que fica na Rua Josino Brisola, 296. Telefone: (15) 3522-1631. (Por Juliana Oliveira, Agência Viva Itapeva, A serviço do Sindicato Rural de Itapeva)

Notícias relacionadas