Itapeva intensifica campanha contra Tuberculose

A campanha Quinzenal da Busca da Pessoa com Tuberculose, que teve início no dia 05 de março e vai até o dia 17, tem o objetivo de intensificar os exames e o tratamento à doença.

A iniciativa da Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizou em todas as Unidades de Saúde o teste do escarro para detectar a doença.

O paciente não precisa de pedido médico para fazer o teste e, caso o resultado seja positivo, o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde.  Para a gerente técnica de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doença, Kely Keiko Takikawa, se diagnosticada cedo, a tuberculose tem cura. “É muito importante prestar atenção nos sintomas, como tosse por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, febre no fim do dia, dor no peito e suor noturno”, conta. “O tratamento não pode ser interrompido e, após quinze dias, o paciente já não transmite mais a doença”, diz a enfermeira.

Tuberculose – é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. A melhor forma de prevenção é fazer o diagnóstico e começar tratamento adequado. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença e os adultos não são protegidos por ela. (Da Assessoria de Comunicação)

Notícias relacionadas