Itapeva marca presença na abertura do Jori 2011

As dançarinas com a primeira dama e a diretora do Fundo Social Andréa Holtz

O dia 13 de outubro foi de muita alegria para os idosos de toda a região. Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) foi oficialmente aberto em Itapetininga, no Ginásio de Esporte e Lazer Ayrton Senna da Silva. A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapeva, Sônia Marinho Cavani, acompanhou a cerimônia de abertura junto com a diretora do Fundo Social de Itapeva Andréa Holtz.

A delegação de Itapeva participa da abertura do 15º JoriAbertura do 15º JoriO secretário estadual de Esportes, José Benedito Fernandes faz uso da palavraSônia Cavani e a delegação de Itapeva

O Jori é uma iniciativa do Fundo Social em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Prefeituras que sediam as competições. O 15º Jori deve reunir 60 delegações da 8ª Região Esportiva, que contará com aproximadamente 2.500 pessoas entre idosos, comissão técnica, prefeitos e primeiras damas.

As modalidades esportivas são adaptadas a pessoas com mais de 60 anos de idade, entre elas atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Este ano serão nove fases regionais, de 3 a 16 de outubro, nos seguintes municípios: Santana de Parnaíba, Ourinhos, Votuporanga, São Paulo, Jaboticabal, Jaú, Araras, Guaratinguetá. O município de Itapetininga será a penultima cidade a sediar os jogos. A grande final, de 23 a 27 de novembro, acontecerá em São José dos Campos. Todos os participantes nas duas fases (classificatória regional e final), por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.

Para o secretário de Esportes, Lazer e Turismo do estado de São Paulo, José Benedito Fernandes, o Jori ainda é um novato dentro da Secretaria. “Essa é a 15ª edição, diferente dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos que já tem muito mais tempo”, conta. “Esse evento é muito importante, pois faz com que os participantes tenham uma convivência social diferenciada, além do incentivo ao esporte e a qualidade de vida que ele proporciona aos idosos”, finaliza o secretário.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, também prestigiou a abertura do evento. “O idoso já deu sua contribuição para a sociedade e hoje merece nosso carinho. Todos já são vencedores por estarem aqui”, diz Lu. “Quem iniciou esse projeto dos jogos para a terceira idade foi a D. Lila Covas, e ele não aconteceria sem o apoio das primeiras damas das cidades participantes”, argumenta. “Esse é o evento em que eu mais gosto de participar, por ver a realização nos olhos desses idosos que estão aqui”, conta a primeira dama.

O prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho, e a primeira dama municipal, também presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga, Angela Ramalho, foram os anfitriões da abertura, que contou com a tradicional competição de dança entre os municípios. Itapeva apresentou a coreografia de dança cigana e agitou os presentes com a música Sandra Rosa Madalena. (Tamara Freitas, da assessoria de imprensa da prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas