Itapeva realiza 1ª Oficina Regional de Saúde

Vigilâncias Epidemiológica e SanitáriaJesus será interpretado por Fabiano dos Santos; Maria por Camille Pais e Maria Madalena por SuellenJudo_Itapeva em Cerquilho_SPSemana da água_Itapeva_SP

E mais: Projeto altera composição do Conselho Municipal de Trânsito; Judô de Itapeva começa temporada 2012; Encenação da Paixão de Cristo acontece na próxima sexta-feira, 06 de abril; Abertas as inscrições para Cursos e Oficinas em Itapeva e Secretaria da Saúde participa da Semana da Água

A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou, no dia 28 de março, a 1ª Oficina Regional de Saúde do Trabalhador – Rede Sentinela no SUS.
 
Abrindo o evento, a gerente técnica do Cerest Itapeva, Dra. Waldiléia da Silva Oliveira Martins, falou sobre o histórico do Centro de Referência no âmbito SUS. O evento contou ainda com o técnico do Ceres, enfermeiro Rafael, palestrando sobre a capacitação dos técnicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, dos quinze municípios da região. “Nosso objetivo é fortalecer as notificações dos agravos em saúde do trabalhador e instalar o serviço de Rede Sentinela na área de abrangência do CGR Itapeva”, conta. “Queremos expandir a capacidade operacional do sistema que notifica doenças ocupacionais, acidente de trabalho e outras ocorrências”, conclui o enfermeiro.
 
Durante a cerimônia foi realizado também a entrega de 28 computadores e 18 notebooks aos representantes da região. Para o secretário municipal da Saúde, Marco André Ferreira D’ Oliveira, que falou sobre a importância de melhorar o Sistema de Informação de Notificação. “Através da aquisição desses equipamentos os órgãos contemplados se tornem multiplicadores das ações de saúde do trabalhador”, diz. “Precisamos também completar o quadro de funcionários do Cerest Itapeva, para isso teremos com o curso de Especialização à Distância em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana no município”, conta o secretário. “Além disso, haverá a reforma do prédio onde será instalado o Centro, que está em processo de licitação. Tudo visando sempre a melhoria de atendimento e qualificação no serviço de Saúde do trabalhador”, conclui Marco.
 
Participaram da cerimônia de entrega dos equipamentos os secretários municipais de Saúde, gerentes técnicos de Vigilância Epidemiólogica e Sanitária municipais, representantes e responsáveis pelos hospitais de toda a região, além do grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE-32), Grupo de Vigilância Sanitária (GVS-32).

Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária

Cerest Itapeva realiza 1ª Oficina Regional de Saúde do TrabalhadorCerest realiza 1ª Oficina Regional de Saúde do TrabalhadorEquipe do Cerest ItapevaMarco André com secretários municipais da regiãoRepresentantes dos hospitais da regiãoSecretários municipais de toda região receberam computadores

 

Projeto altera composição do Conselho Municipal de Trânsito

De autoria do Executivo Municipal foi aprovado em dois turnos pelo Plenário da Câmara projeto de lei que altera a composição do Conselho Municipal de Trânsito – Comutran, criado pela Lei nº 995, de 16 de junho de 1997. Depois de aprovada a matéria seguiu para sanção do prefeito municipal.
 
A medida visa facilitar os trabalhos realizados, mantendo o mesmo número de membros, porém substituindo membros indicados pela Diretoria Estadual de Ensino e pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Sorocaba e Região, por, respectivamente, um representante da Secretaria Municipal de Educação ou outro órgão ligado à educação, de qualquer das esferas, e também um do Sindicato Patronal Madeireiro.

O Comutran é um órgão consultivo e deliberativo que se manifesta sobre as mãos de direção das vias públicas, estacionamento de veí¬culos, semáforos e redutores de velocidade, assegurando a rapidez e segurança ao trânsito.
Com a mudança o Comutran passará a ser composto por um representante dos seguintes órgãos:

Gabinete do Prefeito; 31ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN; Polícia Militar instalada nesta cidade de Itapeva/SP; Secretaria Municipal de Educação ou outro órgão ligado à educação, de qualquer das esferas; Departamento de Estradas de Rodagens – DER; Secretaria Municipal de Defesa Social; Auto Escolas; Sindicato de Condutores e Veículos Rodoviários; Associação Comercial de Itapeva – SP; Associação dos Engenheiros de Itapeva – SP; ADESAI – Associação para Desenvolvimento Educacional e Social do Adolescente de Itapeva (SP); OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Itapeva – SP; Sindicato Patronal Madeireiro; Corpo de Bombeiros instalado nesta cidade de Itapeva/SP; Secretaria Municipal de Obras e Serviços; Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).

 


 

Judô de Itapeva começa temporada 2012

Judo_Itapeva em Cerquilho_SP

Foi realizado no 25 de março, na cidade de Cerquilho, o IV Torneio Aberto de Cerquilho. O evento é oficializado pela Federação Paulista de Judô e foi promovido pela Prefeitura de Cerquilho e organizado pela 16º Delegacia Regional Sul de Judô.

Com a participação de 500 atletas, vindos de 25 entidades do estado de São Paulo, mais uma vez o judô itapevense foi destaque. Judocas de diferentes faixas etárias conquistaram para Itapeva um total de 25 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e catorze medalhas de bronze.

Segundo o técnico, Takeshi Yokoti, a participação dos atletas de Itapeva foi dentro do esperado. “Estamos em fase de preparação para temporada de 2012  e esta foi a primeira competição do ano”, conta. “Muitos de nossos atletas mudaram de categoria, de idade e peso, e estão se adaptando, mas já conquistaram ótimos resultados e com certeza trarão muitos títulos para nossa cidade”, diz Takeshi.

Entre os campeões estão os atletas Karol de Almeida Camargo, Jamila Domingues da Silva, Jean Carllos Moraes Santos, Kevin Douglas Almeida Camargo, Lucas Hariel Araujo Brito, Tatiane Mai Narita Koide, Aline Aparecida Oliveira Lima e Talita Franciele Melo Cabral Pedroza. Os judocas que receberam a medalha de prata estão Pietra Gois Camargo, Karen Almeida Camargo e Sayuri Buchala. A terceira colocação ficou para os itapevenses Cyrilo de Almeida Camargo Neto, David Jardim Leite, Sanny Helen Jardim Leite, Fabrício Aparecido Ferreira Garcia, Matheus Henrique de Freitas Oliveira, Brenda Yuri Freitas Lara, Nathalia Mattos Lima, Leonardo Nogueira Teixeira, José Antonio Rodrigues Santos, Rafaela de Jesus Araujo Brito, Tamires Graziele Souto Silva, Gabriel de Freitas Santos, Thais Caroline Mattos Almeida e Franciele de Oliveira Soares.

 


 

Encenação da Paixão de Cristo acontece na próxima sexta-feira, 06 de abril

Jesus será interpretado por Fabiano dos Santos; Maria por Camille Pais e Maria Madalena por SuellenA peça conta com a direção geral de Andrei Müzel, direção  musical de Fabrício Fávaro e Fernanda Lahoud  e coordenação do Grupo Jusan

Já está tudo pronto para acontecer a Encenação do musical da Paixão de Cristo em Itapeva.
Sob a direção geral de Andrei Müzel, direção musical de Fabrício Fávaro e Fernanda Lahoud  e coordenação do Grupo Jusan, a peça acontecerá na próxima sexta-feira, 06 de abril, no Itapeva Clube, às 20h30, com entrada gratuita.

O espetáculo será interpretado pelos jovens do Ponto de Cultura “Jovem Cultura em Ação” e marca as comemorações da Semana Santa, um momento de reflexão, fé e renovação.

A peça, que conta toda a história de Jesus, desde seu nascimento, passando pela adolescência, a vida adulta e a morte, como nos anos anteriores, terá formato de teatro musical com dança, canto e interpretação.
No total, o teatro reúne, entre elenco e produção técnica, cerca de 100 pessoas e está sendo ensaiado desde o final de janeiro.

Jesus será interpretado por Fabiano dos Santos; Maria por Camille Pais e Maria Madalena por Suellen. Lucas Bührer será Pilatos; Rômulo, Herodes; Leo Camargo, Judas e Salate Lahoud, Verônica.


 

Abertas as inscrições para Cursos e Oficinas em Itapeva

 
A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está oferecendo diversos cursos e oficinas de formação artística aos itapevenses.
Para o público infanto juvenil, a partir dos 12 anos de idade, há o curso de dança de rua, coordenado pelos professores Talita Santos e Gerson Proença. As aulas começam no dia 31 de março e vão até 21 de julho (todos os sábados), das 14h às 17h, no Auditório Pilão d’Água.

O curso é gratuito e tem 60 vagas disponíveis. O coordenador Gerson Proença é diretor e coreógrafo do Grupo de Dança Código de Honra, que teve início em 2002, trabalhando com a modalidade de street dance. Participou de festivais em várias cidades e de várias edições do Mapa Cultural Paulista. Venceu o Festival de Dança da cidade de Piracicaba em 2009, segundo colocado em Ourinhos em 2010 e primeiro colocado no Festival Corpo em Rua de Itapeva em 2010. O grupo conta atualmente com 27 integrantes, desenvolvendo projetos sociais de dança.
 
Fotografia – Os amantes da fotografia terão a oportunidade de fazer uma Oficina e aprender as técnicas com o renomado fotógrafo Emiliano Hagge. Durante o período de 31 de março a 30 de junho (todos os sábados), as aulas acontecem na Sala Verde e na Casa do Artesão, das 14h às 17h. São 25 vagas, com um custo mensal de R$40.
Emiliano Hagge Galvão de França é formado em curso de introdução à Fotografia Módulo 1 Senac São Paulo e formado em Bacharel de Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do SENAC São Paulo. Realizou diversas assistências free-lancer, para fotógrafos conhecidos. Participou da exposição coletiva organizada pelo fotosite "Fotografia Ordinária", entre outras.  Fez também as fotografias para novos crachás da TAM Linhas Aéreas e fez consultoria, produção e tratamento de imagens para o centro de memória TAM. Fotógrafo contratado Agência de modelos Baby, realizou ainda diversos trabalhos de fotografia social, publicitária e documental.
 
HQ – Quem gosta de histórias em quadrinhos, pode fazer a Oficina de Criação de Personagens de HQ, gratuitamente. As aulas acontecem também aos sábados, de 31 de março a 02 de junho, das 10h às 12h. As aulas serão ministradas pelo coordenador Washington Ribeiro, na Estação Cultura/Biblioteca Municipal.  O professor Washington é ator, desenhista e roteirista. rabalhou principalmente na área de trabalhos de banda desenhada (quadrinhos), sendo especialista no assunto. Participou de três edições do Mapa Cultural, nas edições de 2006-2007 e 2008-2009 na modalidade de Artes Visuais, e na edição de 2010-2011, na modalidade de Contos e Poesia.
 
INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES
 
Casa da Cultura Cícero Marques
Rua Martinho Carneiro, 177 – fone (15) 3522 2859
 
Estação Cultura
Av. Governador Mário Covas, 269 – (15) 3522 3875
Visite os sites: www.culturitapeva.com.br e www.itapeva.sp.gov.br


Secretaria da Saúde participa da Semana da Água

Semana da água_Itapeva_SPSemana da água_Itapeva_SP1

No dia 23 de março, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, participou da Semana da Água. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, no Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho (Sala Verde).

O cirurgião dentista Gustavo Henrique de Melo Cabral Pedroza, proferiu palestra sobre “Fluoretação das Águas”. Foi discutido ainda a importância da preservação da água e o tratamento da mesma com flúor, realizado pela concessionária de abastecimento SABESP. “A adição de flúor à água, aliado a uma boa escovação, é importante para a boa formação dos dentes nas crianças que estão em fase de desenvolvimento”, diz o dentista.
Na plateia estavam os alunos E. M. Juarez Costa, do Jaó, e aos alunos da E. E. Jeminiano David Müzel.

Notícias relacionadas