Itapeva realiza palestra sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação

A Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Educação, realizará nesta quinta-feira, 01 de setembro, das 14h às 17h, no

 auditório do Pilão D’água, uma reunião de apresentação do trabalho com os Arranjos de Desenvolvimento da Educação, formato de atuação que, por meio do fortalecimento da gestão das políticas educacionais, potencializa o regime de colaboração entre os entes federados e a cooperação entre municípios de um mesmo território para o encaminhamento de desafios comuns aos seus sistemas públicos de ensino. 


O objetivo é contribuir para a melhoria da aprendizagem e para o cumprimento das metas da educação pública, por meio do fortalecimento da equipe responsável pela gestão das escolas e da rede de ensino.

O trabalho será apresentado por Tereza Perez, diretora da Comunidade Educativa CEDAC, instituição que nos últimos dois anos tem acumulado experiências bem-sucedidas com esse formato de atuação no âmbito do programa Ação Educação, desenvolvido em parceria com a Fundação Vale em 76 municípios de cinco Estados.

O modelo a ser apresentado tem origem nos Arranjos Produtivos Locais, formulados há mais de 10 anos, para cooperação entre empresas e poder público. 

Outros Arranjos foram constituídos como resultado de parcerias público-privadas (caso do pioneiro Arranjo do Recôncavo Baiano e do Agreste Meridional de Pernambuco) ou da articulação de municípios de uma mesma região (Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista).

O trabalho em Arranjos desenvolvido pela Comunidade Educativa CEDAC se estrutura em duas frentes de atuação: a primeira com representantes das equipes das secretarias municipais de educação; e a segunda com representantes de gestores escolares. Os dois grupos se reúnem periodicamente e têm como base do trabalho o Plano de Ações Articuladas (PAR). 

Também estará presente na reunião Mozart Neves Ramos, professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação. O professor Mozart é autor do parecer que propõe a constituição de uma comissão visando analisar a proposta de fortalecimento e implementação do regime de colaboração construído mediante os Arranjos de Desenvolvimento da Educação.

Serviço

Palestra sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação

Local: Auditório Pilão D’água – Rodovia Francisco Alves Negrão, 1021

Horários: Das 14h às 17h

Data: 01 de setembro

 

Notícias relacionadas