Itapeva realizou a Semana Mundial dos Animais

O Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental Planeta Terra, em parceiria com a Prefeitura Municipal de Itapeva através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, com apoio da Sabesp, Sguario, Policia Ambiental, AIPA, realizou atividades culturais e ecopedagógicas, palestras e exposições com a participação de cerca 500 alunos/dia, professores e instituições da rede pública de ensino de Itapeva e região.


 
A programação do evento intitulado “Quem conhece respeita os animais” foi montada de forma a revelar o respeito e a reflexão para com os animais.  Alunos integrantes dos PETIs da Vila Nova e Jardim Maringá, vinculados à Secretaria Municipal da Ação Social. Participaram ativamente com músicas, corais encenados pelas crianças além da declamação de poemas fizeram parte do momento cultural.

A diretora da Associação Itapevense de Proteção aos Animais, Elizabete Camargo, enfocou o maltrato de animais e suas implicações legais, em face da Lei de Crimes Ambientais, bem como apresentou aos presentes animais que tinham sofrido violência por parte de seus antigos donos e foram tratados pela AIPA. “Existem pessoas que maltratam animais pelo simples prazer de maltratar e outras que adotam animais e não sabem tratá-los bem. No primeiro caso, a coisa se passa como um ato de crueldade gratuita e covarde, visto que o animal não tem a compreensão do por que está sendo maltratado. No segundo caso entendemos por maltratar: não dar carinho, não dar alimento, deixar sozinho por longo período, agredir, não tratar de suas doenças e não vacinar” relatou Bete.

As médicas veterinárias da Clinica Veterinária Itapeva – Andreia Marques Cadima e Daniela Francesca March, falaram sobre a importância dos animais, dos cuidados que devemos ter para com eles e também falaram que a destruição de uma porção da floresta não pode ser substituída pela preservação de outra, mesmo que equivalente em tamanho. Cada pedaço de mata tem seus bichos, suas plantas, seu equilíbrio – um universo ainda secreto, fervilhante de vida, caso nada seja feito, restarão apenas às imagens para lembrar a rica biodiversidade e as belezas naturais deste país.

Também alunos deficientes visual tiveram uma tarde de aventuras na Semana Nacional dos Animais, o biólogo Marcelo Tonini levou os jovens para a trilha ecológica, durante a qual puderam ter um contato mais próximo com a natureza conhecendo da forma como eles sabem, tocando os animais taxidermizados.

Exposição de animais vivos e taxidermizados encantam crianças 

Durante toda semana nacional dos animais, estiveram expostos animais vivos como cães, periquitos australianos, e hamster trazidos pelo Pet Shop Bichos & Cia. As crianças ficaram muito animadas com a presença dos bichinhos. Em seguida, foi à vez de a fauna brasileira ganhar destaque com o biólogo Marcelo Tonini, quem ministrou uma palestra sobre animais taxidermizados. Na sequência, o biólogo convidou os estudantes para visitarem a exposição composta por 13 animais cedidos pela Policia Ambiental e montada no Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho “Sala Verde”. Após momentos de contemplação e conversas sobre os animais expostos, os alunos voltaram ao auditório, onde assistiram slides com imagens sobre animais no meio ambiente. 

Para prestigiar as comemorações da Semana Nacional dos Animais, a Guarda Municipal de Itapeva (GMI) marcou presença levando ao CEA APF “Sala Verde” o trabalho desenvolvido pela Corporação na cidade. Supervisionados pelo comandante Sebastião de Jesus Lima – responsável pela Guarda Municipal. O GM Fabio Ap. Silva – realizou palestra e apresentou um painel com fotos relatando importância dos animais na preservação da vida na terra. O Canil da Guarda Municipal foi um show à parte; o GM Wernek coordenou as demonstrações de obediência e adestramento – com o pastor alemão Raika e o capa preta Charles conduzido pelo GM Gonçalves; a participação da GM Nilce Ferreira de Lima conduzindo a cadela rotweiller Nina na simulação de abordagem de suspeito, tendo o GM João Gonçalves de Oliveira atuando como figurante.

Paulo Saponga, presidente do Instituto Planeta Terra, fala do sucesso do evento: "Foi maravilhoso ver a alegria dos alunos em participar. As crianças saíram fascinadas. O evento permitiu mostrar a importância dos animais na preservação da vida no Planeta Terra".

O escritor e palestrante Roberto Hebert Gretz, de 91 anos de idade, elogia a participação dos alunos: "O que mais me chamou a atenção em todo o evento foi o comportamento das crianças. Elas ficaram quietas e se mantiveram atenta às atividades. Isso é o reflexo do que elas aprenderam com as palestras".
 
Os alunos ainda participaram de um “sorteio”. A sorteada da Taipinha ganhou um casal de periquito e uma gaiola, oferecido pelo Pet Shop Bichos & Cia.

Ao final do evento as crianças ganharam uma porção de ração para levar aos seus animais de estimação, além de folhetos explicativos sobre a preservação de todas as formas de vida, oferecido pela Ração Guabi.

Encerrando assim a semana de atividades. Antes da despedida, uma salva de palmas foi dada aos animais, uma expressão coletiva da importância da preservação desse bem tão grandioso.

Participaram da semana mundial dos animais, dezenas de estudantes das Unidades de Ensino de Itapeva: EMEI Profª Flávia Elsie Ferrari Lima / EM Prof. Rubens Fernando de Almeida /EMEI Profª Liliane Angélica Leonel Moreira / EMEI José Lucio Martins / EM José Lopes Fernandez / EM Prof. Celso Duch Villar/ EM Raphael Fabri Neto / EM Prof. Hélio de Morais / EM Cel. Acácio Piedade / EM Dr. Prof. Genésio de Moura Müzel / EE Prof.ª Nicota Soares / EM Profª Leonor Cerdeira / APAE e Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar – CEAPEM / EE Otávio Ferrari / EM Francisco Prado Margarido / EM Dom Sílvio Maria Dário/ PETI Santa Maria / Centro de Amparo Psicossocial (CAPS) municipal, chegaram acompanhados de seus professores. No CEA APF “Sala Verde”, eles foram recepcionados pela equipe de educadores ambientais que fez a apresentação das atividades propostas para o dia. (Do Planeta Terra – Itapeva-SP) 
Próximo evento Semana Nacional dos Rios de 22 a 26 de novembro de 2010
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Notícias relacionadas