Itapeva recebe Exposição “Escultores Mineiros”

Exposição de escultores mineiros em Itapeva-SPExposição1 de escultores mineiros em Itapeva-SPExposição2 de escultores mineiros em Itapeva-SPExposição3 de escultores mineiros em Itapeva-SPExposição4 de escultores mineiros em Itapeva-SP

  A Exposição permanecerá no  Espaço Cultural “Eduardo Gomes”  da Câmara Municipal entre os dias 21 de novembro de 2011  a 15 de janeiro de 2012. Tem início na próxima segunda-feira, 21, no Espaço Cultural “Eduardo Gomes”  a “Exposição Escultores Mineiros”,  que apresentará trabalhos dos escultores Artur Pereira, Geraldo Teles de Oliveira (G.T.O.) e Jadir João Egídio.

Os três esculpem a partir de blocos inteiriços que mesmo depois de entalhados conservam algo de sua forma original. O que à primeira vista parece banal, mas que na verdade revela um sentido estético especial.  A Mostra terá sua abertura oficial  às 19h30, do dia 21, segunda-feira.

A Exposição, que permanecerá aberta ao público até o dia 15 de janeiro do próximo ano, sugere que os visitantes façam um passeio pelo mundo desses três escultores mineiros, observando o vigor de suas vidas retratadas em suas esculturas, incitando o visitante a refletir sobre o imaginário do povo brasileiro.

ARTISTAS
Artur Pereira – 1920/2003  é nascido e criado em Cachoeira do Brumado-MG, começou sua carreira esculpindo em barro figuras de bichos, não demorou muito tempo e logo começou a esculpir em blocos maciços de madeira. Em suas obras percebemos o cotidiano do artista retratado pelas caçadas e colunas de bichos, onde se movimentam de modo muito peculiar sempre em círculos.

G.T.O. – 1913/1990 Geraldo Teles de Oliveira é nascido em Itapecerica – MG e criado em Divinópolis-MG, começou esculpir aos 50 anos, quando estava  em vigia como guarda noturno em um Hospital teve uma visão onde se via esculpindo a sua primeira obra. A partir daí não parou mais de esculpir, sempre com motivos religiosos para criar suas obras mistura nelas expressões do catolicismo, da cultura indígena e da cultura afro-brasileira.

Jadir João Egídio – 1933 é nascido e criado em Divinópolis onde vive nos dias atuais, começou a esculpir em meados da década de 70 e continua a produzir diariamente. As obras de Jadir possuem completa autonomia  formal e expressam sua religiosidade de maneira única, podemos perceber a influência em obras que retratam a Santa Ceia, os santos e figuras da cultura regional. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Notícias relacionadas