Itapeva recebe R$ 300 mil do governo federal para projeto da Defesa Social

Guardas Municipais de ItapevaEm setembro de 2011, a Guarda Civil Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social enviou a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), o projeto para reaparelhamento da GM, assim como a capacitação de seus profissionais e a ampliação das ações de prevenção a violência e criminalidade. Esse projeto foi aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança

Pública, em dezembro. Itapeva foi contemplada entre os 63 projetos aprovados pelo órgão, dentre mil enviados.

O recurso, no valor de R$300.315,00 (trezentos mil e trezentos e quinze reais), será destinado para a execução do projeto, na criação da ROMEP (Ronda Municipal Especial Preventiva) e o GEPAM (Grupamento Especial de Proteção Ambiental), com a aquisição de duas viaturas de grande porte, tipo picape, totalmente equipadas com sinalizadores luminosos e sonoros, rádio comunicadores, detectores de metais e equipamentos não letais. Haverá ainda, 80 horas de curso de requalificação, destinado aos guardas civis municipais e execução de diversas metas, voltadas para ações preventivas.

A verba será também destinada aos trabalhos de prevenção ao uso indevido de entorpecentes, com o projeto “Vivo Feliz Sem Drogas”, através de ações e material explicativo. A Secretaria aposta ainda na prática esportiva como aliada à prevenção, na compra de bolas para as crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social. Segundo o secretário municipal de Ação e Defesa Social, Luciano de Oliveira, o trabalho envolve segurança e cidadania. “Serão confeccionados também diversos folders e material didático sobre a política de valorização do idoso, sobre a segurança da criança e do trânsito, direitos e deveres do cidadão e sobre o meio ambiente”, explica. “E paralelo a isso, conseguimos a doação, da Receita Federal, de mais oito veículos para a Guarda Municipal. Desses carros, vamos aproveitar uma Blazer, o restante será leiloado e com o dinheiro vamos comprar mais três veículos”, conta o secretário. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas