Itapeva registra queda de 6,51% no número de acidentes

Transito (19)O número de acidentes de trânsito em Itapeva caiu 6,51% neste ano, em relação ao ano passado, apesar do aumento de 8,44% na frota do município. A boa notícia foi divulgada nesta semana, pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social. Em alguns pontos críticos, onde a Prefeitura instalou semáforos e alterou mãos de direção,

os acidentes tiveram queda de 70%.

É o caso do trecho da Avenida José Ermírio de Morais, que passou a ter mão única de direção e recebeu semáforo. A rotatória da Praça da Bandeira,  ao lado da Praça de Eventos Zico Campolim, também está 70% mais segura para motoristas e pedestres. Segundo o diretor do Demutran, Luciano Barbarotti, esses eram pontos críticos, onde se concentrava o maior número de acidentes.

Os números levantados pelo Demutran mostram que de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2010, foram contabilizados 827 acidentes de trânsito em Itapeva. Já em igual período deste ano, foram registrados 776 acidentes, numa redução de 6,51%. Em contrapartida, a frota aumentou 8,44%, de 39.792 veículos em 2010, para 43.150 veículos em 2011.

Além do trabalho de melhorias no trânsito, a Secretaria de Defesa Social também atua em outras frentes, como na educação entre crianças, palestras de conscientização e constante treinamento de funcionários, além de ações pela organização do trânsito, com pintura das ruas e instalação de placas. “Um ambiente organizado auxilia na redução de acidentes e ainda contribui para a qualidade de vida de quem está dentro e para quem está fora do veículo”, diz o secretário municipal de Defesa Social, Luciano de Oliveira.

Para o prefeito de Itapeva Luiz Cavani, uma das maiores preocupações da administração pública é a incidência de acidentes de trânsito na cidade. “Essa queda significa que as medidas adotadas ajudam na redução de acidentes mesmo com o aumento significativo da frota itapevense”, conclui. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação)

Notícias relacionadas