Itapeva reitera pedido para construção do Teatro Municipal

O prefeito de Itapeva Luiz Cavani(PSDB) e o secretário municipal de Cultura e Turismo Davidson Panis Kaseker estiveram em audiência nesta quarta-feira, 18 de agosto, com o secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo, na sede da Secretaria, em São Paulo. O objetivo da visita foi a reiteração do pedido de apoio à construção do Teatro Municipal de Itapeva, orçado em R$ 5 milhões.
Segundo informou Davidson Kaseker, o projeto já tinha sido apresentado ao ex-secretário João Sayad, que deixou a pasta. “Era necessária uma nova apresentação do pedido e do projeto”, explica o secretário itapevense.

Durante a audiência, o secretário Andrea Matarazzo elogiou muito o projeto, ressaltando sua beleza arquitetônica. Para ele, o projeto vem ao encontro da política do governo paulista, que é a de interiorizar a Cultura. "É um excelente projeto, precisamos construí-lo", disse. O secretário sugeriu, ainda, que seja ampliada a capacidade de público para no mínimo 800 lugares. "Esse teatro será uma referência regional. Precisamos pensar em grandes públicos", avaliou. No projeto original, são 600 lugares.

No seu ponto de vista, pelas características do teatro, dimensão de palco, recursos acústicos e cenotécnicos, o teatro municipal de Itapeva poderá receber grandes atrações como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), companhias teatrais e operísticas, além de shows de dança e de música contemporânea.

Entusiasmado, o secretário determinou à sua assessoria que sejam realizados estudos para contemplar a iniciativa com recursos orçamentários. "Não sei se estarei aqui no ano que vem, mas quero deixar tudo resolvido", declarou.

Andrea Matarazzo ofereceu apoio técnico de especialistas, principalmente os que atuam na Sala São Paulo. O objetivo é auxiliar com orientações técnicas na área de acústica, iluminação e cenotécnica. Matarazzo ainda elogiou o jovem arquiteto Yuri Vital, autor do projeto arquitetônico do Teatro Municipal, pela sua formação acadêmica e profissional.

Yuti Vital, 29 anos, é formado na Escola de Arquitetura do Mackenzie. Já ganhou diversos prêmios nacionais e, em março último, representou a geração de jovens arquitetos brasileiros em congresso internacional sediado em Nova York.

O projeto do Teatro Municipal de Itapeva foi selecionado através de concurso nacional realizado pela Prefeitura Municipal de Itapeva em parceria com a Associação Regional dos Engenheiros do Sudoeste Paulista (Aresp).

Nesta semana, o arquiteto Yuri Vital foi convidado a apresentá-lo em um concurso nacional de projetos arquitetônicos em construção, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). "Só fato de o projeto ter a oportunidade de concorrer neste concurso do IAB, já significa o reconhecimento de sua qualidade técnica, o que esperamos vais nos facilitar na busca de recursos para implementá-lo", diz o secretário Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker.

O prefeito Luiz Cavani ficou muito satisfeito com a receptividade do secretário em relação ao projeto e reafirmou que, ainda neste ano, deverá ser concluído o projeto executivo estrutural, o que permitirá colocar a obra em licitação. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas