Itapeva: ruas as redor da Vila Dignidade são asfaltadas

As ruas do Bairro São Camilo, que ficam ao redor da recém inaugurada Vila Dignidade estão recebendo pavimentação asfáltica. A obra é um projeto da Secretaria Municipal de Obras e está sendo executada em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, Serviços Rurais e Administrações Regionais. A iniciativa partiu do prefeito Luiz Cavani para melhorar o acesso ao bairro, principalmente à Vila Dignidade, com o objetivo de dar mais acessibilidade aos idosos.


O serviço está sendo realizado na Rua João Lobo de Carvalho e nas adjacências. No total, cerca de 2.500 metros quadrados serão asfaltados, no sistema CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. 

Os pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, sendo que o revestimento é a camada responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra intempéries climáticas. Segundo a Secretaria, o prazo para a entrega da obra é de aproximadamente 10 dias.

Vila Dignidade – A Vila Dignidade foi inaugurada no último dia 13 de fevereiro. Destinado a idosos de baixa renda, o conjunto foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e garante moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. Os residenciais do Programa Vila Dignidade são projetados segundo conceitos do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

O condomínio em Itapeva possui 18 casas de 39m² de área útil. As unidades têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva-SP)
 
 
 

Notícias relacionadas